quarta-feira, 17 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 17 de abril, 2024

Autoridades definem plano de segurança

- Publicidade -

O aparelho de segurança público volta a se reunir, hoje à tarde, com os juizes e promotores das cinco zonas eleitorais de Natal para traçar as linhas de ação das forças policiais nas eleições deste domingo, 1o de outubro. A reunião começará  às 15 horas,  no Fórum da Justiça Eleitoral, na avenida Zacarias Monteiro, prolongamento da avenida Rui Barbosa, por trás do Centro Federal de Educação (Cefet).

O secretário estadual de Defesa Social, Francisco Glauberto Bezerra, já informou que em Natal estarão à disposição da Justiça Eleitoral 2.870 homens para atuação em Natal, enquanto mil praças e oficiais irão atuar nas 64 zonas eleitorais do interior.

Também já está definido que só se houver necessidade suplementar, como informou no meio da semana o presidente do TRE, desembargador Cláudio Santos, é que a Polícia Federal deslocará agentes para outros municípios, que não sejam Natal e Mossoró.

Mesmo assim, o TRE já foi informado sobre o pedido de envio de agentes da PF para Caicó. A Corte também recebeu pedido, ontem, de envio de tropas federais para Nova Cruz, sede da 11a Zona Eleitoral, na região Agreste.

Com isso, sobe para nove o número de zonas eleitoras que pediram a presença de tropas de Exército, o que eleva também para 28 o números de municípios que podem ter tropas federais no dia da votação.

Amanhã, às 8 horas, no QG da Polícia Militar, entram em forma os mil homens que vão partir para o interior para garantir a ordem e o direito de ir e vir dos eleitores entre às 8 horas e 17 horas de domingo, horário em que ocorre a votação do pleito.

A Polícia Civil terá reforço de delegados e agentes nas principais cidades e a Polícia Federal irá analisar casos em que haja necessidade de emprego de agentes em algumas cidade do interior. Ontem, a 30ª Zona Eleitoral solicitou reforço de policiais militares para a cidade de Macau.

“Estamos conversando e nos reunindo para que tenhamos as eleições mais tranqüilas possíveis”,  diz Cláudio Santos. Nas eleições municipais de 2004 o Exército distribuiu um contingente superior a dois mil homens em 58 municípios.

O juiz Guilherme Newton Pinto, da 4ª Zona Eleitoral de Natal, lembrou que ações de propaganda eleitoral como distribuição de brindes e boca de urna serão consideradas delito no dia da eleição, 1º de outubro e que todos devem estar atentos a esta prática.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas