Avanços de segurança e conectividade na pick-up "S10"

Publicação: 2020-08-09 00:00:00
Por Fernando Calmon

Faz 25 anos que a GM criou o segmento de pick-ups médias com a S10. Produziu um milhão de unidades (25% exportadas). Agora, o modelo 2021 introduziu mudanças na topo de linha High Country para que se diferencie das demais de forma explícita. São novos os seguintes itens nas versões mais caras: grade, para-choque (aumentou o ângulo de ataque de 27 para 29 graus); lanternas (as traseiras com LED); faróis (agora de LED); luz de rodagem diurna; rodas de 18 polegadas pintadas de preto; estribo e arco de segurança ("santantônio"). A marca Chevrolet está estampada na grade e a  "gravata", símbolo da marca, foi deslocada do centro para a lateral esquerda, com dimensões reduzidas, e apenas nessa versão. A caçamba não mudou permanece como a maior da categoria (1.329 litros).

As versões LS, LT, LTZ e High Country, a diesel de cabine dupla e 4x4, mantiveram os preços de R$ 169.200, R$ 187.590, R$ 206.190 e R$ 213.290, respectivamente. Continua a versão cabine dupla com motor FLEX por R$ 125.390 (câmbio manual e 4x2). Seis airbags são de série a partir de agora em toda a gama. Houve reforços estruturais no veículo (ganho de 20%).

Grande salto em segurança ativa foi a frenagem autônoma de emergência que funciona entre 8 e 80 km/h, independentemente da ação do motorista. O sistema aplica força máxima nos freios, mesmo que o motorista não perceba a iminência ou a gravidade de uma possível colisão. A novidade é a câmera de monitorização no alto do para-brisa. Ela percebe o risco de atropelamento de pedestre e faz aplicar os freios, o que não acontece com hatches e SUVs compactos recém-lançados como Onix e Nivus, por exemplo. A nova S10 recebeu câmera de ré de alta definição e zoom ativado por um botão para facilitar o engate de reboque por meio de uma linha-guia específica.

Conectividade subiu para nível 4, o maior disponível entre veículos do segmento. Além de roteador Wi-FI e internet a bordo que estrearam no Cruze em 2019, há o sistema de concierge OnStar. É possíve projetar sem necessidade de cabos Android Auto e Apple CarPlay diretamente para o sistema multimídia com tela tátil de 8 polegadas. Introduziu-se, também, GPS nativo e disponibilidade de baixar aplicativos como os de previsão do tempo. O sistema continua gratuito por 3 meses, mas depois há necessidade de adquirir um plano de dados. É a única pick-up a oferecer esse pacote mais completo de conectividade no  mercado brasileiro.

Para as pick-ps, que têm grande participação no agronegócio e percorrem longas distâncias, o sistema de uma 2a- conta de celular é mais atraente em relação a automóveis. A antena amplifica em até 12 vezes, segundo a GM, o alcance e a estabilidade do sinal 4G em relação aos smartphones.

O motor diesel recebeu novo turbocompressor para melhorar respostas em baixas rotações, porém potência e torque se mantiveram: 200 cv e 51 kgfm. Aceleração: de 0 a 100 km/h é de 10,1 s (0,2 s melhor que antes). Consumo de diesel: teve ganho 3% a 10%, em função de diferentes condições de uso.

Peugeot 208: ponto forte estilo
Lançada na Europa em outubro de 2019, a segunda geração do Peugeot 208 foi planejada para chegar ao Brasil 6 meses depois, porém a pandemia provocou atraso de 3 meses. Projetado sobre a arquitetura CMP, a mais atual do grupo francês (em processo de fusão com a FCA para formar o Stellantis), conquistou o título de Carro do Ano 2020 na Europa. O modelo atrai por seu desenho arrojado,  que se destaca entre hatchs compactos.

Em fevereiro último, um grupo de jornalistas participou de uma missão de rodagem secreta na Argentina, onde o carro passa a ser fabricado. Estive lá e constatei que a evolução sobre o atual 208 foi bem marcante, em especial quanto ao comportamento em curvas e à estabilidade direcional.

Menos no motor, pois se esperava uma versão turbo do atual tricilindro de 1,2 L, que no mercado europeu entrega 100 ou 139 cv. No entanto, como esse motor teria que ser importado, haveria impacto direto sobre o preço a ser anunciado só em 4 de agosto (estimativa de R$ 65.000 a R$ 85.000, fora opcionais). Aqui se manteve o veterano 4cilindros, EC5M FLEX produzido em Porto Real (RJ), aspirado natural, 1,6 L e 118 cv (etanol) que, acoplado sempre a uma caixa automática de 6 marchas, deixa algo a desejar em relação a Polo e Onix, ambos turbo, sendo que o HB20 aspirado tem 130 cv.







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