quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Avenida desenhada

- Publicidade -

Na Natal do início do século XX, poucas ruas tiveram tanta importância na vida social da cidade quanto a Avenida Tavares de Lira. Considerada a Alma da Ribeira, a via concentrava desde o movimento de embarque e desembarque do cais, até comícios políticos, desfiles cívico-militar, carnaval e intenso comércio. A vida boêmia e intelectual também pulsava em bares como o Clube Carneirinho de Ouro e o Cova da Onça. Hoje quem passa pelo logradouro nota que a efervescência do tempo áureo ficou no passado. Será nesse espaço de referencial histórico da cidade que o projeto Ribeira Desenhada volta seus olhares em sua terceira edição. O evento acontece neste sábado (19), a partir das 8h30, com programação que abrange exposição, bate papo música e outras atividades. O ponto de encontro é a Lanchonete do Galedo, localizada no cruzamento da Tavares de Lira com a Rua Dr. Barata. A entrada é gratuita.

Artistas do coletivo Urban Sketchers desenham a cidade e debatem sobre os espaços urbanos

Artistas do coletivo Urban Sketchers desenham a cidade e debatem sobre os espaços urbanos

A proposta da Ribeira Desenhada é partir da prática do Desenho de Locação para promover a valorização do patrimônio cultural do bairro, bem como chamar atenção para o descaso vivenciado na região. A prática do desenho de locação é comandada pelo grupo Urban Sketchers Natal, que chega ao seu encontro de número 51. Dentro do projeto, essa atividade reforça o aprendizado sobre o local por meio de exploração e apreensão da área.

O desenho de locação abre a programação do dia, às 8h30. Quem participar da atividade concorrerá no sorteio de dois livros: “Redescubra a aquarela”, de Veronica Ballart Lilja, doado pela GGeditora, e o “Centro Histórico de Natal: guia para turistas e moradores”, de Andrea Costa e Patrícia Amaral, doado por Andrea.

Projeto possibilita a exploração e compreensão da área visitada

Projeto possibilita a exploração e compreensão da área visitada

Na sequência, às 10h, será promovida a roda de conversa “Ribeira – entre a história, a boemia e a necessidade de reabilitação urbana”. Segundo os organizadores, essa ação une diferentes pontos de vista sobre o espaço, já que são chamados para participar do bate papo pessoas que têm contato com a área de análise seja na perspectiva acadêmica, de gestão e de uso do espaço. Nesta edição, estarão presentes Anna Gabriela Cordeiro, Alexandre Gurgel, André Madureira, Natália Vieira de Araújo, além do historiador Anderson Tavares de Lyra, trineto de Augusto Tavares de Lyra (1872-1958), ex-governador do Estado, senador e intelectual, cujo acervo está sob a guarda de Anderson.

Na Lanchonete do Galego estará montada uma exposição com desenhos de edições passadas da Ribeira Desenhada, além de fotografias raras do acervo do colecionador André Madureira. A esquina onde está localizada a lanchonete chegou a ser tema de uma crônica de Djalma Maranhão. “A esquina da Tavares de Lira com a Dr. Barata é uma espécie de mar, aonde deságuam todos os rios. Verdadeiro museu ambulante, pitoresco, trágico, divertido, palco dos mais variados espetáculos”, escreveu Djalma em 1949, no Diário de Natal.

O terminal da Chile foi rum dos cenários ilustrados na edição

O terminal da Chile foi rum dos cenários ilustrados na edição

A terceira edição do Ribeira Desenhada será encerrada em clima musical com uma roda de samba. O som começa às 12h. A banda será formada pelos músicos Alberto da Hora (voz e violão), Roberto Cabanas (tantan), Chumbinho (cavaquinho) e Mestre Zorro (pandeiro e voz).

Serviço
Ribeira Desenhada

Dia 19 de maio, às 8h30

Lanchonete do Galego (esquina da Tavares de Lira com a Rua Dr. Barata)

Entrada gratuita.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas