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Avenida terá faixa só para ônibus

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A Prefeitura está testando alterações na malha viária da avenida Bernardo Vieira, no trecho entre a rua Romualdo Galvão e a avenida Salgado Filho, com a criação de uma faixa exclusiva para ônibus, a fim de priorizar o acesso dos usuários de transporte coletivo nas paradas de embarque e desembarque de passageiros.

Indiretamente, a medida termina beneficiando o tráfego de   outros veículos, com a diminuição do engarrafamento para quem vai seguir à direita, na Salgado Filho, ou vai seguir em frente com destino ao bairro de Morro Branco.

O secretário municipal adjunto de Transporte, Clodoaldo Trindade, disse que a criação da faixa exclusiva visa, ainda, contribuir para que o percurso dos ônibus seja feito no tempo previsto pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Segundo Trindade, os 300 ônibus de 17 linhas que trafegam por ali, realizam 1.126 viagens e transporta 140 mil passageiros por dia, “mas algumas dessas linhas, dependendo dela, na hora de pico, têm o tempo do percurso aumentado em 40%, em média”.

Outras intervenções podem ser necessárias em outros locais da cidade, mas  avalia que essa primeira medida seja uma ajuda para  diminuir o impacto no tempo de viagem: “Uma linha que trafegava em 100 minutos, estava gastando 140 minutos, isso fez com que a gente procurasse alguma solução”.

Uma dessas linhas, informou ele,  trata-se da 77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), que tem um tempo de viagem de 115 minutos, a uma velocidade média de 19,83 km/h. A linha conta com uma frota de 15 ônibus e faz 101 viagens em um percurso de 38 quilômetros.

Outra linha, de número 26 trafega entre o conjunto Soledade I e Ponta Negra, um percurso de 48,10 km, com 74 viagens e uma velocidade média de 22,20 km/h. O  tempo de viagem previsto na Ordem de Serviço Operacional da Semob é de 130 minutos. A frota é de 12 ônibus.

Trindade informou que foram feitas mudanças nas paradas de transporte coletivo, inclusive na rua Coronel  Estevam, no centro do Alecrim. Em relação à avenida Bernardo Vieira, a Semob estabeleceu que a parada dos transportes alternativos e ônibus intermunicipais ficará em frente a uma farmácia, na esquina da rua Presidente José Gonçalves, onde eles poderão virar à direita, assim como os automóveis.

A parada de ônibus próxima a passarela do Midway Mall permanece, exclusivamente, para o transporte coletivo convencional e urbano de Natal, acrescentou ele.

Já no Alecrim, segundo Trindade, os transportes alternativos  e intermunicipais que vêm pela avenida Presidente Bandeira passam a realizar o desembarque e embarque de passageiros em frente ao Centro Comercial, enquanto aqueles que vêm pela Coronel Estevam, vindos da Zona Oeste de Natal, tiveram a parada deslocada para a mesma rua, logo após à antiga Legião Brasileira de Assistência.

O transporte coletivo convencional permanece com o embarque e desembarque de passageiros em frente a Central do Cidadão da rua Coronel Estevam, antes da avenida Alexandrino de Alencar.

Edvaldo de Jesus diz que é a favor da criação de uma faixa exclusiva para transporte coletivo: “Acho que facilita o trânsito para os veículos particulares ”.

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