quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Aventura, gastronomia e tempo bom nas serras

- Publicidade -

Todos os caminhos levam às serras potiguares quando chega o meio do ano. A possibilidade de curtir um friozinho (ou ao menos uma temperatura amena), passear e curtir paisagens de tirar o fôlego, voltou a movimentar a região com seu apelo turístico. Para o começo de agosto, três festivais vão movimentar a área: Serra de São Bento, Cerro Corá e Martins, todos com eventos tradicionais e já estabelecidos, oferecendo um misto de música, gastronomia e natureza para aquecer o inverno potiguar. E mesmo sem eventos específicos, as cidades serranas oferecem suas qualidade acolhedores e diferenciadas aos potiguares.

Aventura, gastronomia e tempo bom nas serras

São Bento de muitos shows e aventuras
A 7ª edição do Festival de Inverno de Serra de São Bento promete ser uma de suas maiores já feitas na região. De 04 a 06 de agosto a cidade será movimentada com shows regionais e nacionais, festivais de gastronomia, artesanato, cachaças e cervejas artesanais, além dos encantos naturais da região, que fica a 115 km de Natal. “Somos uma região de transição, portanto, o evento envolve toda a  Borborema Potiguar, e todos se beneficiam dele”, afirma Diel Figueiredo, secretário de turismo do município.

A programação está das mais sortidas. No primeiro dia, 04/08, destaques para o humorista Zé Lezin, e sons de Perfume de Gardênia, Avine e Vinny, Briola e banda, feira de artesanato local, e o festival gastronômico com o tema “A Nova Cozinha Potiguar”. No dia 05 terá Carlinhos Zens e banda, Isaque Galvão, Forró Puxado, e o veterano Alcimar Monteiro. No domingo, o festival será encerrado com um Moto Show.

Aventura, gastronomia e tempo bom nas serras

Quem deseja se acomodar bem durante os três dias deve buscar logo uma reserva. O secretário de turismo informa que a cidade conta com 300 leitos disponíveis, o que é pouco para a demanda da época. Um dos espaços mais concorridos é a pousada Villas da Serra, tranquila, sofisticada, erguida em cima de uma pedra, e com um dos melhores visuais da região. Ao fundo está a famosa Pedra da Boca. Tem apenas nove apartamentos.

Diel Figueiredo ressalta que as cidades mais próximas como Passa-e-Fica, Monte das Gameleiras e Araruna, funcionam como alternativa de hospedagem quando falta espaço em Serra de São Bento. “Os nossos vizinhos dão esse suporte, pois eles também usufruem da movimentação”, diz. O festival está com um público estimado em 20 mil pessoas.

Martins retorna festival

Martins é cidade com tradição em festivais: de 04 a 06 de agosto vai realizar a 11ª edição de seu Festival Gastronômico e Cultural. O evento terá sabor de reencontro, já que a última edição aconteceu em 2013. “Há uma expectativa no ar, pois é um festival muito querido pela população e pelos visitantes. Já estamos com quase todos os leitos reservados”, afirma o assessor César Júnior.

O festival reúne suas atrações em toda uma estrutura montada no centro da cidade. É montada sob tendas que abrigam os restaurantes, bares e lojas de artesanato, galeria de artes, e atrações musicais. Para esta edição já estão confirmados as participações de Khrystal, Isaque Galvão, Rodolfo Amaral, Bete Nascimento, Boca de Sino, Brazuca Jazz, Samba Nobre, Danilo Nikson, Edson Moura, Frequência 2, Macaxeira Jazz e Everaldo Miguel.

Mirante do Canto (e da carranca), em Martins, são atrações da cidade que tem tradição de turismo rural; e a cidade de Serra de São Bento também já faz parte da rota do ‘frio potiguar’

A movimentação gastronômica trará restaurantes da região e Natal, como Mirante da Carranca, Mirante do Canto, Mirante Recanto Alto da Serra, Ombak, Restaurante e Pizzaria Água na Boca, Point Vip e Paçoca de Pilão, oferecendo um vasto cardápio elaborado por vários chefs, além de petiscarias, cachaçarias, vinícola e chocolataria. O evento ainda terá a participação da confraria dos chefes, sendo escolhido, no final, o melhor prato do festival.

A hospedagem conta com várias opções, como o badalado Hotel Serrano, Chalé Lagoa dos Ingás, Pousada Martinense, entre outras. Outra opção para os hotéis cheios é o aluguel de casas. Já estão a todo vapor. A 380km de Natal, com 15 graus nos meses mais frios, Martins se destaca no turismo de aventura. Entre seus atrativos naturais estão a Casa de Pedra (a segunda maior caverna de mármore do país), a cachoeira de Umarizeira, e os vários mirantes.

Cerro Corá aposta na cultura

A serra de Santana vai se agitar com o 15º Festival de Inverno de Cerro Corá, de 04 a 06 de agosto. A festa terá um tema, “Heranças do novo povo, tradição de nossa gente”, uma expressão de seu potencial turístico. Para hospedagem, a cidade conta com 94 leitos, entre quatro pousadas e 40 unidades habitacionais, as casas para aluguel. A cidade fica a 190km de Natal.

A programação vai ocorrer entre a praça Tomaz Pereira de Araújo e a Av. São João, no centro da cidade, com apresentação do Madrigal da UFRN na sexta (04), violeiros, mamulengos, bois de reis, saltimbancos e capoeira. Shows do saxofonista Carlos Guedes, Cleiton Pinheiro, banda Feras, Relabucho. No sábado (05), terá a Big Band do Sesi, Uskaravelhos, Confraria do Fole, Calcinha Preta e Rodrigo Potiguar, e no domingo (05) banda Almanará, Robson Semog, Raynel Guedes e Rodolfo Lopes.

Cerro Corá, lugar onde nasce o rio Potengi, tem vários atrativos naturais. A cidade serrana também realiza festival de inverno; a vizinha Monte das Gameleiras (pág 6) é um dos encantos da Borborema potiguar

O Festival de Inverno foi criado em 2003 e atualmente faz parte dos seis atrativos turísticos  considerados no inventário, começando pelo clima frio, que  em agosto chega a 18º em alguns dias, as nascentes do rio Potengi, o maior do RN e que banha Natal, além da casa de pedra, pinturas rupestres e conventos, assim denominados um conjunto de pedras de granito que são parecidos com casas.

As cidades e as serras
Monte das Gameleiras fica a 137km de Natal, faz fronteira com a Paraíba, tem menos de três mil habitantes, e é bastante procurado por praticantes do ecoturismo. A cidade tem uma geografia privilegiada, com atrações como Pedra Pintada, Pedra do Navio, a Pedra do Magalhães, o açude Pituaçu, a capela de Nossa Senhora da Saúde, entre outras. Entre suas opções de hospedagem estão a Pousada Pedra Grande, Chalés Lajedo da Serra, e a Pousada e Restaurante Lá Na Roça.

A distante Portalegre conta com um clima fresco e agradável, variando entre 24 e 17 graus, sendo bastante influente no turismo da zona serrana potiguar. Suas atrações naturais são muitas, com destaque para o Terminal Turístico da Bica (que conta com um restaurante de comida regional e um famoso banho de bica), a Cachoeira do Pinga (com uma queda d’água de 96 metros de altura), Mirante Boa Vista e Recanto Alto da Serra, além de uma trilha ecológica na Pedra do Letreiro que vislumbra 11 cidades da região. O Hotel Porta da Serra é o destaque na hospedagem. Fica a 381km de Natal.

A singela Lagoa Nova passa por Cerro Corá e Currais Novos, e conta com um clima ameno de montanha. Seu destaque natural é o Vale Vulcânico, conhecido por sua formação rochosa semelhante a dos vulcões. Há boas opções de hospedagem, como o Chalé do Cajueiro, a Pousada Galvão, entre outras menores. Está a 137km de Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas