Com crise da Avianca, Estado perderá mais um voo; Azul tenta comprar aviões e slots da Avianca
#SAIBAMAIS#O corte nas rotas pela Avianca equivale a uma redução operacional de 40%, cujo objetivo é reduzir despesas e equilibrar contas. A empresa acumula dívidas que superam os R$ 2,5 bilhões e negocia a venda de parte dos ativos, como aeronaves e slots (espaços nos aeroportos brasileiros para pousos e decolagens), à Azul Linhas Aéreas. A negociação gira em torno de 105 milhões de dólares.
Sobre o assunto, a companhia aérea emitiu a seguinte nota: “Como parte do plano de Recuperação Judicial, a Avianca Brasil informa que está readequando a sua operação e reduziu o tamanho de sua frota com o objetivo de operar 23 destinos, com 26 aeronaves. A Avianca Brasil informa que as 32 rotas remanescentes são estratégicas e continuam a ser operadas normalmente, com seus pousos e decolagens mantidos dentro do cronograma previsto”.
Além da redução no número de voos, a Avianca irá extinguir três bases operacionais em todo o Brasil. “Esta readequação acontecerá progressivamente durante o mês de abril e a diminuição implicará na descontinuidade de algumas rotas operadas pela companhia e no fechamento de três bases operacionais – Galeão (RJ), Petrolina (PE) e Belém (PA)”, destacou a empresa.
Os passageiros que compraram bilhetes saindo ou chegando aos aeroportos que perderão os voos da companhia (vide lista no box), serão reembolsados. “Reforçamos que iremos cumprir a Resolução 400 da ANAC. Ou seja, os passageiros poderão optar pelo reembolso integral do valor pago na tarifa ou, ainda, por serem realocados em voos de empresas parceiras”, destacou a Avianca na nota. Para solicitar o reembolso integral, o cliente deve acessar o site.
Crise financeira
A companhia aérea Azul informou, no dia 11 de março, que assinou uma proposta de aquisição de ativos da Avianca Brasil, que incluem aviões e slots (termo usado na aviação para se referir ao direito de pousar ou decolar em aeroportos congestionados).
A aquisição soma US$ 105 milhões. De acordo com o comunicado, a aquisição envolve o direito de a Azul usar 30 aeronaves Airbus 320 da frota da Avianca Brasil e a cessão de 70 slots de aeroportos hoje ocupados pela Avianca.
Segundo o comunicado ao mercado, a aquisição será por meio de uma Unidade Produtiva Isolada (UPI). O mecanismo é previsto na Lei de Falências e Recuperações Judiciais para venda de ativos rentáveis de companhias que enfrentam problemas financeiros. Pela proposta, a Avianca seria desmembrada e uma parte da empresa constituída por meio de UPI seria comprada pela concorrente.
A proposta não é vinculante, mas pode gerar um aporte considerável de recursos para a Avianca que, desde dezembro, está em recuperação judicial, com dívidas de cerca de R$ 2,5 bilhões.
Belém-Guarulhos
Fortaleza-Bogotá
Salvador-Bogotá
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Brasília-Fortaleza
Brasília- Galeão
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Fortaleza-Galeão
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Petrolina-Recife
Petrolina-Salvador
Recife- Salvador
Fonte: Avianca Brasil