quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Avião cai na Nigéria matando 100 pessoas

- Publicidade -

QUEDA - Causas do acidente ainda são desconhecidas pelas autoridadesNigéria – A Nigéria registrou mais uma tragédia aérea fatal  em menos de três anos neste domingo (dia 29), quando um avião com 104 pessoas  a bordo caiu momentos após a decolagem do Aeroporto de Abuja, capital do país.  Autoridades informaram que seis pessoas sobreviveram, mas fontes do governo  não divulgaram o número oficial de mortos. No entanto, o governo confirmou que  entre os mortos estava o principal líder dos muçulmanos do país, o sultão de  Sokoto, Muhammadu Maccido. 

O Boeing 737 caiu às 10h29 (horário local) – 6h29 no horário de Brasília – um  minuto após ter deixado o aeroporto de Abuja, segundo o porta-voz do Ministério  da Aviação, Sam Adurogboye. A causa do acidente era desconhecida e o presidente  nigeriano Olusegun Obasanjo ordenou a abertura imediata de uma investigação. Os trabalhadores das forças de resgate encontraram destroços do avião, bagagens  e corpos esparramados por uma área do tamanho de um campo de futebol. O avião  caiu em um campo com árvores dentro do complexo do aeroporto e cerca de três  quilômetros distante da estrada. Os seis sobreviventes foram levados a um hospital. O avião seguia para a cidade  de Sokoto, localizada a 800 quilômetros ao norte de Abuja, e decolou quando  a área era atingida por uma tempestade. O sultão de Sokoto era o chefe do Conselho Supremo Nacional de Assuntos Islâmicos  da Nigéria.

O corpo de Maccido foi levado, imediatamente, para Sokoto, onde  milhares de pessoas aguardavam no aeroporto para receber seu líder, que foi  enterrado neste domingo, em conformidade com os costumes islâmicos. Cerca da  metade da população de 130 milhões de nigerianos é muçulmana. O país é o mais  populoso da África e principal exportador de petróleo do continente. O Boeing 727-2B7 pertencia à Aviação Desenvolvimento e tinha 23 anos de uso.  O último acidente da ADC foi em novembro de 1996, quando um de seus jatos caiu  em um lago nos arredores da cidade de Lagos, matando 143 pessoas. A indústria aérea da Nigéria é notoriamente insegura. No ano passado, dois aviões  que faziam rotas domésticas caíram em um intervalo de sete semanas, matando  224 pessoas. Há um ano, no dia 22 de outubro de 2005, um Boeing 737-200 da companhia  aérea Bellview caiu logo após decolar de Lagos, principal cidade do país. Todas  as 117 pessoas a bordo morreram. No dia 10 de dezembro, a queda de um DC-9 da  McDonnell Douglas, operado pela Sosoliso Airlines, matou 107 pessoas, em Port  Harcourt, a principal cidade petrolífera da Nigéria. No início do mês, autoridades divulgaram um relatórioa atribuindo o acidente  da Sosoliso ao tempo ruim e a um erro do piloto. A investigação sobre a queda  do Bellview ainda está em andamento.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas