quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Bahia vive epidemia de sarampo

- Publicidade -

Salvador (AE) – O secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, confirmou ontem que a Bahia vive uma epidemia de sarampo. Depois de uma série de informações desencontradas, divulgadas desde novembro do ano passado – que primeiro davam conta de que havia poucos casos, restritos ao município de João Dourado, 445 quilômetros a oeste de Salvador, e que depois envolveram também casos em Filadélfia, a 374 quilômetros de Salvador -, o secretário apresentou ontem o dado parcial da infecção no Estado: ao todo, foram registrados 169 casos de suspeita de sarampo, espalhados por 11 municípios baianos. Desses, 43 foram confirmados, 72 foram descartados e 54 estão sob investigação – entre estes últimos, três em Salvador.

Por causa da situação, o secretário e a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Lorene Pinto, anunciaram hoje a realização do Dia Estadual da Vacinação contra o Sarampo, no dia 20. De acordo com Solla, o principal público-alvo da ação são homens de 12 e 39 anos que ainda não tenham recebido a vacina. “A cobertura vacinal entre crianças e mulheres em idade de reprodução é alta no Estado”, justifica o secretário.

O atendimento será feito nos postos de saúde estaduais. Para serem atendidos, os interessados devem portar carteira de identidade e cartão de vacinas. Na oportunidade será ministrada a vacina tríplice viral – não só contra sarampo, mas também contra caxumba e rubéola. “Nas áreas consideradas de risco, vamos promover uma campanha de vacina porta a porta”, acrescenta Solla.

Segundo dados do Ministério da Saúde, não eram registrados casos de sarampo entre os baianos desde 1999. Amostras identificaram que o vírus causador do surto é o do tipo D4, cepa mais comum na Europa e África. Os técnicos que analisam o avanço da doença ainda não identificaram o caso-índice – o que deu início ao surto.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas