quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Baile na Ribeira retoma Circuito Cultural

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

O adjetivo ‘multicultural’ será exercitado de forma concentrada durante o Baile do Retorno, festa que anima a terça-feira (9) do Carnaval natalense e marca o retorno do projeto Circuito Cultural Ribeira. Frevo, samba, rock, ska, reggae, dub, entre outros sabores sonoros, estão no cardápio servido de graça ao público que marcar presença no Largo da Rua Chile a partir das 16h. A música ocupa o coração do bairro histórico e bota para funcionar os palcos do Centro Cultural DoSol, Armazém Hall e Ateliê Bar. A dobradinha Casa da Ribeira e DoSol segue como articuladora do Circuito, e a boa notícia é que o projeto garantiu edições até o mês de julho – a edição anterior do evento foi realizada em dezembro de 2014.
Sem acontecer durante o ano de 2015, Circuito Cultural da Ribeira retorna no Carnaval e garante edições até julho de 2016
A programação do Baile do Retorno ganha corpo com performances dos grupos Arquivo Vivo, Quarteto Linha e Família Pádua, e das bandas Jubarte Ataca, Luísa e Os Alquimistas, Joseph Little Drop, Camarones Orquestra Guitarrística, DuSouto, Parahyba Ska Jazz (PB) e a ‘mezzo’  internacional Francisco, El Hombre (México/SP).

Para entrar no clima da folia, a organização do Circuito publicou videoclipe com o “hino extra-oficial” da Ribeira sexta passada (dia 22) nas redes sociais. Até a tarde de ontem a postagem já tinha sido visto mais de 10,5 mil vezes e compartilhada por 150 pessoas. A música, interpretada por Luiz Gadelha, Paulo Souto e Khrystal, traz letra de Anderson Foca e Gadelha e produção assinada por Gabriel Souto. A proposta é utilizar a música para divulgar o CCR ao longo do ano, e pela batida há grande chance de virar hit entre os frequentadores.

“Em março retomamos a ocupação do território todo (leia-se Ribeira)”, adiantou o produtor Anderson Foca, do combo DoSol. “A meta é continuar envolvendo os espaços culturais parceiros de sempre e ampliar as atividades na rua, com atrações dos diversos segmentos. Para gerar esse movimento (na rua) estamos em contato com a galera que promove feiras, brechós e afins”. O projeto Eco Praça é um dos contatados.

Parceiros
Foca informa que a diferença das edições agendadas para 2016, com relação a outras temporadas, são as atividades ao longo da semana que antecede o evento. De março a julho o CCR acontece todo segundo domingo do mês, e o objetivo é promover gratuitamente oficinas, palestras, debates e workshops. Boa parte dessas ações de formação serão capitaneadas via ou pela equipe da incubadora RN Criativo – os temas e palestrantes convidados ainda foram definidos.
Até julho o Circuito Cultural Ribeira conta com patrocínio da operadora Tim e do Governo do RN, através da lei Câmara Cascudo. De acordo com Anderson Foca, o Governo do Estado dará apoio no quesito segurança enquanto a Prefeitura de Natal coordena a logística do  trânsito e garante reforço na limpeza e na iluminação do bairro. Só assim, com o Circuito em rotação, para o Beco da Quarentena ficar transitável!

Sem burocracia
Para compor a programação das edições pós-Carnaval garantidas até julho, o Circuito Cultural Ribeira já está recebendo propostas de artistas de todas as áreas interessados em fazer parte do ‘auê’. “Abrimos uma chamada pública sem burocracia: não tem edital nem limite de propostas por proponente. Basta mandar a ideia com orçamento para o e-mail [email protected]  que a curadoria avalia a viabilidade da proposta. Vale qualquer expressão artística ou atividade de pensamento cultura”, disse Foca.

O formato da chamada pública do CCR segue a tendência nacional de dar mais liberdade aos projetos: sem uma categoria definida (como dança, teatro, música, audiovisual), esse tipo de incentivo aumenta a possibilidade de serem elaborados projetos com perfil colaborativo e/ou que envolvam várias linguagens (vídeo-performance ou dança-teatro, por exemplo).
Essa característica ‘em aberto’ de incentivar projetos culturais foi adotada em 2014 pelo Rumos Itaú Cultural e a partir deste ano também passou a nortear o Programa Oi Futuro.

“Tudo (do incentivo) será acordado entre artista e/ou proponente com a organização do Circuito como hora, local, valor da ajuda de custo. Vamos estudar caso a caso. Estamos nadando na direção contrária dos editais e chamadas públicas dos governos que tanto criticamos pelo excesso de burocracia”, explicou Foca.

O produtor informa que a seleção dos projetos inscritos no Circuito Cultural Ribeira ficarão à cargo da curadoria formada pelo conselho gestor do evento: Anderson Foca e Ana Morena se encarregam da parte de música; Henrique Fontes irá selecionar as atrações de teatro; Gustavo Wanderley avalia os projetos de artes visuais; e Edson Silva as propostas ligadas ao patrimônio.

Programação:
Largo da Rua Chile, Ribeira

Ateliê Bar e Petiscaria
17h – Arquivo Vivo
19h – Família Pádua
21h – Quarteto Linha

Armazém Hall
17h30 – Jubarte Ataca
18h30 – Parahyba Ska Jazz (PB)
20h – Luisa e os Alquimistas
21h – Dusouto

Centro Cultural DoSol
18h – Joseph Little Drop
19h30 – Camarones Orquestra Guitarrística
20h30 – Francisco, El Hombre (México/SP)

Hino carnavalesco do Circuito
(Anderson Foca, Luiz Gadelha e Gabriel Souto)

Aqui tem muito amor
Nada é igual
Não existe bem
Não existe mal
Encontro do açúcar
com o sal
Vem boy e vem boyzinha
Vem coiso, vem coisinha
E quando chega o barco
Vira Carnaval

Se você vier se acalentar
Vai ser muito bom te receber
Quase sempre sorrindo
Quase nunca chorando
Estarei sempre pronta
Pra você

Vem cá se misturar
Vem junto com o mar
Vem ser a multidão
Viver a vida
Lembranças pelo ar
Histórias pra contar
Vem ser a multidão
Ribeira viva

Assista ao vídeo aqui.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas