Balança

Publicação: 2021-03-06 00:00:00
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com

O ministro Luís Felipe Salomão, do   Tribunal Superior Eleitoral, vai ficar conhecido no RN. Foram dele as duas decisões monocráticas que tiraram o mandato do deputado estadual Sandro Pimentel (Psol), e do quase deputado federal Fernando Mineiro (PT), favorecendo a Jacó Jácome (PSD) e mantendo o deputado Beto Rosado na Câmara Federal.

Embora, até ontem pela manhã, o TSE ainda não havia notificado o TRE/RN sobre a decisão que tirou Pimentel da Casa Legislativa potiguar. 

Pontualidade britânica 
O desembargador Gilson Barbosa, presidente do TRE/RN, já é conhecido no meio jurídico pelo zelo na pontualidade. Desde sua posse, há seis meses, não se atrasa nenhuma sessão nem solenidade no Tribunal. Tudo começa cuidadosamente na hora correta, com uma postura de respeito aos que participam e assistem.
Medidas extremas 
Adepta da política da boa vizinhança, a governadora Fatima Bezerra telefonou na quinta-feira (04) para os prefeitos de Natal, Álvaro Dias, e de Mossoró, Alysson Bezerra, pedindo união e apoio às medidas restritivas anunciadas para conter o avanço do coronavírus no estado. O RN está à beira do colapso.  
Portanto, queridos, às 20 horas todos em casa e o domingo no aconchego do lar. 
Sem Eco
A propósito, de nada valerá o decreto estadual se as prefeituras não publicarem também os decretos municipais.

Velório 
Afinal, na tarde de ontem, o RN registrava 14 mortes nas últimas 24 horas por covid-19.  Sendo 4 em Natal, 2 em Parnamirim, 1 em João Câmara, 1 em Santo Antônio, 4 em Mossoró, 1 em Tenente Ananias e 1 em São Rafael.

É mesmo pra chorar!

Candidatos
Enquanto muitos trabalham para conter o coronavírus que se expande nos quadros cantos do país, aqui no RN os candidatos ao governo do estado em 2022 estão na pauta do dia. A mídia anuncia as prováveis candidaturas da atual governadora Fátima Bezerra, do atual prefeito Álvaro Dias, do senador Styvenson Valentim, do deputado federal general Girão e do ex-vice-governador Fábio Dantas. 
Vamos ver quais nomes sobreviverão politicamente à pandemia do coronavírus. 

Na 5ª Região
O Desembargador Federal Edilson Pereira Nobre Júnior será empossado no dia 29 de março, às 17h, como presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife. Também serão empossados os Desembargadores Federais Alexandre Costa de Luna Freire como Vice-Presidente e Élio Wanderley de Siqueira Filho como Corregedor Regional.

Inovação 
Em setembro de 2020, a Mercedes-Benz Brasil com apoio do governo da Alemanha desenvolveu um grande projeto de saúde. Um caminhão completamente equipado para exames de tomografia. A ideia foi levar essa tecnologia a locais mais distantes, gratuitamente para pacientes do SUS.  Esta semana, o Ministro da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Dr. Gerd Müller, anunciou a doação de mais de 4,3 milhões de euros para a produção de sete novas Unidades Móveis de Tomografia para combate à covid-19 no Brasil.

Ameaça Sanitária
Pelo menos 18 países suspenderam voos ou impuseram outros vetos específicos a passageiros do Brasil e da África do Sul, com medo da propagação do novo coronavírus e de suas variantes. Só os viajantes do Reino Unido enfrentam mais obstáculos.

Viagem Apostólica 
O Papa Francisco viajou ao Iraque. A bordo, no voo, acompanha a viagem uma imagem de Nossa Senhora de Loreto. Além da santa, e da comitiva da Santa Sé, 75 jornalistas que cobrem o Pontífice no avião da Alitália. Como de costume, farão perguntas à Sua Santidade ao término da viagem. 

Datas em Concurso 
A UFERSA alterou, de março para maio, as datas do concurso para professor substituto em razão do decreto estadual que restringe atividades devido à pandemia de coronavírus. 

Entre Elas 
As meninas Virginia Coelli e Anelly Medeiros estão de volta neste sabadão para o bate-papo semanal na Jovem Pan News, às 10h. Entre Elas conversa com Katarina Alcântara, consultora nas áreas de gestão e treinamento comportamental e a psicóloga Katiuce Gurgel, sobre empreendedorismo feminino. Tem também depoimentos de Bruna Morais, Ilana Albuquerque e Beta Queiroz, mulheres que se superaram durante a pandemia.  

Chove, chuva
Para este final de semana, de hoje (06) até domingo (07), a previsão é de pancadas de chuvas em todas as regiões do estado.








Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.