Balbúrdia, terra plana e achismos

Publicação: 2019-05-14 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Helinando Oliveira
Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Tempos difíceis são estes, definitivamente. Sempre tive uma resistência enorme para escrever sobre a terra plana, achismos, crendices e coisas do tipo… Só que depois de ver os cortes de 30% nas Universidades Públicas por motivo de balbúrdia resolvi escrever um pouco sobre estas coisas. Então vamos lá.

Se algum dos leitores, de fato, acreditar que a terra é plana, tenho uma proposta: alugue um barco, encha com muita comida, leve um bom celular e navegue até a borda do planeta. Quando chegar lá, antes de cair nas profundezas abissais do buraco sem fundo tire uma selfie e mande para gente. Certamente terá prestado um grande favor à ciência. Pronto. Isso era tudo o que eu tinha a dizer sobre a terra plana.

Sobre os achismos, o que tenho a oferecer são números e fatos:

O Brasil está entre as 15 nações que mais produzem conhecimento por causa das Universidades Públicas, que juntas produzem 95% de todo conhecimento deste Brasil. A pós-graduação brasileira é sustentada por um dos sistemas de avaliação mais eficientes do mundo. A interiorização das Universidades Públicas promoveu uma revolução sem precedentes com a democratização do acesso ao ensino superior – o que vem acompanhado da assistência estudantil, das cotas. Tudo isso foi construído para trazer dignidade ao povo brasileiro. Estes são fatos!

Se, no entanto, os boatos são de que as Universidades são centros de balbúrdia, sugiro que se façam visitas a elas. Estão todas de portas abertas, a todo o público. Visitem abertamente as salas de aula, bibliotecas, laboratórios de ensino e pesquisa, conversem com os estudantes. Os preconceituosos ficarão surpresos com o que verão! Busquem os fatos e entenderão que não há necessidade de comparar o custo de um estudante de pós-graduação com o de uma criança na creche. Entenderão que a Sociologia e Filosofia são tão importantes quanto as Engenharias e Medicina, e que até custam bem menos ao povo brasileiro…

Contra achismos e mentiras, busquem fatos. Contra ódio, lancem o amor. Contra o preconceito, reproduzam os sonhos. Contra a escuridão, joguem luz. A Universidade Pública é uma conquista do povo brasileiro. Nenhuma mentira pode apagar isto.

Não acreditem em tudo o que dizem. Vamos continuar construindo o futuro com a ciência e a verdade.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários