Balzac vai do vinho ao café

Publicação: 2018-11-02 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O escritor francês Honoré de Balzac (1799-1850) afirmava gostar de “escrever com vinho e revisar com café”. Melhor inspiração para um local que funciona em meio a uma livraria não poderia haver. E assim foi batizado o Balzac Café, aberto em agosto, no mesmo lugar onde funcionou o Genot Café, na Saraiva do Midway Mall. A nova casa manteve muito da anterior, mas já está mostrando seus sabores e ideias próprios.

Nova cafeteria da livraria Saraiva amplia cardápio para a clientela que busca bom papo e leitura
Nova cafeteria da livraria Saraiva amplia cardápio para a clientela que busca bom papo e leitura

As novas proprietárias, Natália Koyama e Ana Paula Alexandria, contam que a ideia inicial foi de fato reabrir com o mesmo cardápio do Genot, para não chocar a clientela antiga. E, aos poucos, inserir as novidades. “Já mudamos os temperos dos crepes, a padronização dos pratos, ajustamos equipamentos novos, e trouxemos novos pratos”, explica Natália. Agora há uma linha sem glúten e lactose, além de bebidas alcóolicas, algo que não havia antes.

Entre as novidades para saborear estão os salgados – sem conservantes, corantes, leite e glúten – como os pastéis de forno de espinafre, palmito, carne de sol, e frango. As empadas veganas com massa de batata doce, recheadas com palmito, berinjela e abobrinha. Aos fãs de sopas tem creme de alho-poró finalizada com lâminas de amêndoas; sopa creme de palmito com bacon e orégano; sopa de jerimum com curry, sementes crocantes e pimenta tabasco. Pode ter porção adicional de carne de sol na nata.

Natália Koyama e Ana Paula Alexandria assumiram o antigo Genot e aos poucos foram inserindo sabores e ideias próprias
Nova cafeteria da livraria Saraiva amplia cardápio para a clientela que busca bom papo e leitura

Para beber, as novidades são o mate limão com frozen de limão; o toffee irish coffee (com uísque flambado no açúcar com café, chantilly e caramelo de laranja). Agora tem vinho português, branco e tinto, para saborear. E na sessão de sobremesas, foi lançado um original petit gateau de maracujá, ao lado de um sorvete de iogurte diet.

Os velhos sucessos do Genot foram conservados para a felicidade da clientela, que ainda pode saborear os crepes de camarão caprese ou filé com gorgonzola; saladas como a potiguar (com manga e camarão); as quiches; wraps; torradas; sanduíches, e tapiocas recheadas diversas, como a tapioca de café com recheio de doce de leite. A excelência dos cafés e suas várias extrações também são as mesmas, do expresso italiano ao coffee shake.

A transição do Genot para o Balzac durou 15 dias. Foi trocado o piso, os móveis, e feito os ajustes na equipe. O público fiel do antigo café ainda comparece religiosamente, mas Ana Paula afirma que uma clientela mais jovem também tem comparecido. O novo cardápio definitivo será lançado em janeiro de 2019. Até lá, o Balzac segue oferecendo tradição e novidades em pequenas doses.

Além de cafés, Balzac tem lanches veganos, sem glúten e vinhos
Além de cafés, Balzac tem lanches veganos, sem glúten e vinhos

Serviço:
Balzac Café. Mezanino da livraria Saraiva, Midway Mall. Aberto de 2ª a sábado das 10 às 22h, e domingos das 13 às 22h.





continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários