quarta-feira, 1 de maio, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 1 de maio, 2024

Bancada federal do RN tem perspectiva de renovação

- Publicidade -

Anna Ruth Dantas – Repórter

As articulações que estão em curso para o pleito eleitoral deste ano refletem em uma situação curiosa na disputa para as oito vagas na Câmara dos Deputados. Diferente de quatro anos atrás quando todos os deputados federais da bancada potiguar disputaram a reeleição, em 2014, as estratégias que em execução no momento apontam que, pelo menos, três vagas serão abertas de pronto para o pleito deste ano. Isso porque três deputados federais com mandato, provavelmente, postularão novos cargos na disputa de outubro.

Presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, é cotado para ser candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, partido que preside no Rio Grande do Norte. A deputada federal Fátima Bezerra confirma a postulação ao Senado Federal pelo PT e o deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, deseja ser candidato a vice-governador na chapa do PMDB.
Eleitores terão oportunidade de escolher novos nomes no pleito de outubro deste ano
#SAIBAMAIS#O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e cientista político João Emanuel Evangelista analisa que a eleição para deputado federal é uma das mais difíceis por exigir a construção de uma “rede”.

“A gente tem a menor bancada prevista em lei. Essa eleição (de deputado federal) sempre foi muito difícil porque o deputado federal precisa de uma rede de apoiadores”, analisou. A “rede” a que ele se refere é construída, segundo o cientista político, a partir de recursos financeiros pessoais ou de origem governamental, com a distribuição de investimentos e cargos públicos.

“Isso (a necessidade de construir a rede) faz com que a renovação da bancada federal não ocorra facilmente. Tem que ter uma inserção no aparelho governamental ou capacidade de arrecadar recursos empresariais”, ressaltou o professor da UFRN.

Reeleição

Se três estão fora do páreo da reeleição de deputado federal os outros cinco buscarão a renovação dos seus mandatos. Sandra Rosado, única parlamentar eleita pelo PSB na bancada potiguar do Congresso, tem como principal colégio eleitoral a cidade de Mossoró e a região Oeste.

Fábio Faria, filho do vice-governador Robinson Faria que será candidato a governador pelo PSD, também articula sua reeleição, acoplando os dois projetos: de pai e filho.

Betinho Rosado, cunhado da governadora Rosalba Ciarlini, presidente estadual do PP, lançou-se candidato a reeleição e é o único, da bancada federal potiguar, que defende publicamente a candidatura a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Em recente entrevista, Betinho Rosado chegou a dizer que a chefe do Executivo precisa disputar o pleito para defender a sua gestão.

Correligionário de Rosalba Ciarlini, Felipe Maia, filho do senador José Agripino Maia, tentará o seu terceiro mandato na Câmara Federal. Diferente de Betinho, ele é cauteloso ao falar da chapa majoritária e defende prioridade para a proporcional dentro do Democratas.

Filiado ao Partido Verde, o apresentador Paulo Wagner também disputará a reeleição. O PV faz parte do chamado G-10, o grupo de dez pequenos partidos que se uniu para uma aliança proporcional.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas