sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Bancada potiguar apresenta reivindicações

- Publicidade -

CÂMARA - Aldo Rebelo vai conversar com políticos do Estado

O presidente da Câmara Federal, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), vem a Natal, amanhã, para ouvir as reivindicações da classe política do Rio Grande do Norte e inclui-las nas discussões do Congresso Nacional sobre temas de interesses regionais em 2006. A primeira audiência do presidente da Câmara dos Deputados é com a governadora Wilma de Faria (PSB), às 9h30. Depois, Rebelo vai ao encontro do prefeito Carlos Eduardo e, em seguida, reúne-se  com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria (PMN). Ao meio-dia, Rebelo almoça com a bancada federal no restaurante Camarões Potiguar, em Ponta Negra, depois de um contato com o presidente estadual do  PC do B, Antenor Roberto de Medeiros, e militantes do partido no plenário Moacir Duarte da Assembléia.

Para o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), a visita de Aldo Rebelo a Natal, “é muito oportuna” e reflete a sua preocupação em aproximar o Poder Legislativo da população e dos Estados.  Henrique Eduardo disse que vai reivindicar a Rebelo apoio na liberação de recursos do orçamento da União para o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco e para a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Já a deputada Fátima Bezerra (PT) diz ser a iniciativa de Rebelo “válida e saudável”, à medida em que aproxima mais o legislativo federal da realidade no plano regional.

Fátima Bezerra vai pedir a Rebelo agilização na votação em plenário do projeto que cria o fundo de revitalização do Rio São Francisco (aprovado anteontem na Comissão Especial), o que para ela é uma forma de contrapor às idéias contrárias ao projeto de transposição do rio, alegando questões ambientais.

O deputado Ney Lopes (PFL) também se preocupa com as obras do aeroporto de São Gonçalo e ainda vai pedir para que a área volta dele seja transformada numa zona de livre comércio. 

“Vou justificar o que significa para o Brasil o aumento das exportações e da oferta de empregos em razão do aumento da produção e das exportações a partir de um aeroporto onde pousarão aviões gigantes”, disse Ney Lopes, que elogia “o comportamento original e necessário do presidente da Câmara em conhecer os estados e discutir a realidade de cada um deles”.

Segundo Ney Lopes, o Estado tem posição geográfica privilegiada “e ninguém nos pode tirar o direito dessa área de livre comercio, que foi sucesso no mundo inteiro, na geração de oportunidades e elevação padrão de vida da população”.

Questões mais regionalizadas também serão apresentadas a Rebelo, como é o caso da deputada Sandra Rosado (PSB), que tem base eleitoral em Mossoró e reivindicará recursos para ampliação do porto-ilha de Areia Branca, federalização da Universidade Estadual do RN (Uern) e descrentalização do Cefet de Mossoró, hoje vinculado ao Cefet de Natal. Segundo ela, o contato mais direto nos Estados, “pode facilitar a aprovação de projetos dentro do entendimento com as lideranças locais”.

Programação pelos estados

O deputado Aldo Rebelo está visitando os estados desde o dia 20 de janeiro, e já passou por Santa Catarina, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Tocantins. Hoje, ele está em Recife (PE) e João  Pessoa (PB) e, depois de Natal, segue ainda no sábado para Teresina (PI). A série  de viagens deverá encerrar no Paraná, no dia 18.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas