sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Bancários entram em greve por tempo indeterminado

- Publicidade -

GREVE - Votação realizada na assembléia de ontem à noite é pela paralisação total do trabalhoApós o feriado de hoje, os norte-rio-grandenses não devem contar com os serviços bancários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Em assembléia realizada na noite de ontem, os funcionários dos bancos públicos no Rio Grande do Norte decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.

O movimento dos bancários é nacional, e estava marcado para ter início hoje. Mas com o feriado decretado no estado, a paralisação por aqui se inicia mesmo amanhã. Os funcionários dos bancos privados também aprovaram a adesão ao movimento, mas com a ressalva de se submeterem ao que decidir a maioria das assembléias nos outros estados.

O Comando Nacional dos Bancários sugeriu aos sindicatos locais que suspendessem o movimento e com isso, os bancos privados devem funcionar normalmente amanhã. Já os servidores dos oficiais, irão fazer uma assembléia de avaliação às 8h desta quinta-feira. “No feriado vamos avaliar o movimento nos outros estado, e com isso, orientarmos o nosso”, disse Liceu Carvalho, coordenador geral do Sindicato dos Bancários do RN.

Na última segunda-feira, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu um reajuste de 6% aos bancários, a concessão da 13ª cesta de alimentação – no valor de R$ 252,36, além de mudanças na Participação dos Lucros e Resultados (PLR). Nesta campanha salarial, os servidores dos públicos pediam reajustes que variavam entre 80% e 110% de banco para banco, e os dos privados, 29%.

O Banco do Brasil ainda fez uma proposta adicional à da Fenaban, no que diz respeito ao Plano de Cargos e Salários, à participação nos lucros e incorporando uma gratificação de R$ 33,00. A Caixa Econômica e o BNB decidiu seguir à proposta da federação. Com isso, a maioria dos cerca de 300 servidores que participaram da assembléia decidiu iniciar o movimento.

“Este é o momento de a gente não se curvar diante de tanta intransigência”, disse Liceu Carvalho, conclamando os colegas para a greve. A assembléia dos funcionários dos bancos privados aconteceu separadamente, na entrada do auditório e somente quinze bancários participantes. Nove decidiram pela paralisação, desde que houvesse também na maioria dos outros estados. A assembléia de amanhã será realizada no auditório dos Servidores dos Trabalhadores da Educação (Sinte-RN), a exemplo de ontem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas