quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Banco do Brasil traz escritor Moacyr Scliar a Natal

- Publicidade -

Os 200 anos do Banco do Brasil são lembrados em Natal por um encontro do público com Moacyr Scliar, hoje às 19h, no Solar Bela Vista (Centro de Cultura e Lazer do Sesi), como parte de mais uma etapa do  Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante. A entrada é franca até a lotação da sala.

Em Natal, além do Laboratório do Escritor, a programação inclui a mostra de cinema Inéditos em Natal (de 1 a 12 de dezembro), a exposição  A História da Moeda no Brasil de (de 7 a 17 de dezembro), o Encontro Cultural (no dia 10) e show do  Spok Frevo (no dia 11).

Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), a 23 de março de 1937, no bairro do Bomfim, conhecido por reunir a comunidade judaica da cidade. Alfabetizado pela própria mãe, cursou, a partir dos seis anos, o Colégio Ídiche. Aos 9 anos, foi transferido para o Colégio Rosário, uma escola católica.

Formado em Medicina, trabalhou no Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência de Porto Alegre. Quase simultaneamente à graduação, publicou, aos 25 anos, a estréia em livro, “Histórias de um Médico em Formação”.

Desde então, foram, 67 livros, de romances a crônicas, de contos a histórias infantis, incluindo ensaios. Alguns críticos consideram os elementos fantásticos e judaicos marcas personalizadas de sua literatura.

Em 1968, publica o livro de contos “O Carnaval dos Animais”, que o autor considera, de fato, sua primeira obra. Neste mesmo período, começa sua trajetória como médico sanitarista no campo da saúde pública, com pós graduação em Israel.

Sua projeção supera as fronteiras brasileiras. Teve obras publicadas na Inglaterra, Rússia, República Tcheca, Eslováquia, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda e Espanha e em Portugal, entre outros países.

Seu prestígio como médico também o levou para fora do país. Tornou-se professor visitante na Brown University (Departament of Portuguese and Brazilian Studies), em 1993, e na Universidade do Texas, em Austin.

Em 31 de julho de 2003 foi eleito, por 35 dos 36 acadêmicos para a Academia Brasileira de Letras, na cadeira nº 31.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas