Viver
Bar do Pedrinho divulga resultado do 1º Concurso Fotográfico e inaugura a 'galeria de arte'
Publicado: 00:00:00 - 05/08/2021 Atualizado: 22:46:35 - 04/08/2021
Há 50 anos na área, o Bar do Pedrinho é em si uma das paisagens tradicionais do centro histórico natalense. Para registrar cenas das adjacências e da capital, o bar promoveu seu 1º Concurso Fotográfico, cujo resultado será divulgado nesta sexta-feira (06), às 18h, com direito a premiação dos vencedores, exposição fotográfica de profissionais, apresentação oficial do novo espaço reformado, e show a cargo de Hérik and The Invisible Band.

Allyne Macedo
A fotografia de Allyne Macedo foi a vencedora do concurso

A fotografia de Allyne Macedo foi a vencedora do concurso


 O concurso foi voltado apenas para fotógrafos amadores ou iniciantes, e teve Natal como tema. “A gente tem tanta paisagem bonita, né? Não só praias, mas também ruas, prédios antigos. O concurso foi uma forma de homenagear nossa cidade e mostrar mais ângulos diferentes dela”, afirma Nélio Costa, proprietário do bar. Segundo ele, 75 pessoas enviaram material, do qual, apenas três foram escolhidos.

Os jurados tiveram trabalho, garante Nélio, pois o material no geral era muito bom. Quem surpreendeu, ganhou. O primeiro lugar ficou com Allyne Macedo, que registrou um belo ângulo da Igreja do Galo; o segundo lugar ficou com Gesaias Ciríaco, e o terceiro com Maria Antônia. Nélio ressalta que os participantes não ficaram limitados a clientes do bar, e que o concurso atraiu gente que nunca foi ao local. “Dos vencedores eu só conheço a Allyne. Tinha muita gente que nunca vi, e isso é bom”, afirma.

Os vencedores serão anunciados oficialmente e premiados na sexta, mas há planos para uma exposição futura com as melhores imagens de outros participantes do concurso. As paredes do bar sempre foram receptivas para manifestações artísticas locais. Os projetos culturais fazem parte das estratégias para movimentar o bar, renovar a clientela e manter o centro ativo. Recentemente o Pedrinho passou por uma reforma, ganhou um visual mais clean e moderno, e a parede da galeria ficou ainda mais interessante para novas exposições.

Dia da Fotografia
Para celebrar o seu 1º concurso e a nova cara da galeria de arte, o Bar do Pedrinho também abrirá nesta sexta uma exposição com três bambas da fotografia natalense, João Maria Alves, Alex Régis e Marcelo Barroso. O trio também atuou como comissão julgadora do concurso. Cada um vai expor cinco fotos de seu acervo, tendo como tema o centro histórico e sua boemia. A ação também é um pontapé para o início das comemorações ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado no dia 19 de agosto.

O fotógrafo João Maria ressalta que uma das fotos vencedoras do concurso, por acaso, também é um registro do centro histórico. “O júri gostou bastante do material enviado. Quase tudo feito no celular, por gente que só fotografa por hobby, e vimos um olhar bem apurado na maioria dos trabalhos. O pessoal não teve vergonha de mostrar suas fotos, e foi bom de apurar e ver o resultado”, diz.

Para a exposição, João Maria adianta que pensou em fotos do Beco da Lama e suas adjacências, algumas imagens feitas antes da revitalização do local, e imagens mais atuais. “São imagens bem representativas do espírito do bairro, com direito a alguns dos personagens marcantes que circulam por ele”, diz.
O fotógrafo ressalta que a exposição e o concurso são boas formas de incentivar as pessoas não só a fotografar, mas como também reconhecer a história e as potencialidades do lugar em que vivem. “O centro histórico é um cenário fantástico, uma fonte inesgotável para fotógrafos com olhar apurado. Eu mesmo ando por aqui há mais de 40 anos e nunca deixo de descobrir alguma cena nova interessante”, conclui.

Serviço:
Resultado do 1º Concurso de Fotografia do Bar do Pedrinho. Sexta, a partir das 18h, na Rua Vigário Bartolomeu, Cidade Alta.









Leia também