Bares têm aglomerações em dia de liberação de consumo de bebidas alcoólicas

Publicação: 2020-08-01 08:01:00
A+ A-
A venda e consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes de Natal foi liberada para ser retomada na sexta-feira (31). No mesmo dia, várias aglomerações foram registradas na cidade. De acordo com a Polícia Militar, os chamados ocorreram para todas as regiões.
Na avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negram as pessoas que passavam pela via no período da noite viram bares lotados, não cumprindo a determinação do decreto municipal que impõe, além do uso de máscaras, o distanciamento entre mesas e pessoas. Em Cidade da Esperança, na zona Oeste, e na Redinha, na zona Norte de Natal, também ocorreram chamados.
Créditos: Felipe MeloBares tiveram aglomerações após liberação para venda e consumo de bebidas alcoólicasBares tiveram aglomerações após liberação para venda e consumo de bebidas alcoólicas

De acordo com o porta-voz da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, tenente-coronel Eduardo Franco, as equipes tiveram uma noite intensa de trabalho devido aos chamados, mas não houve nenhum incidente grave após a chegada dos policiais aos estabelecimentos que estavam descumprindo as determinações.

"Foram muitos chamados e estamos com uma demanda muito alta. Não foram somente em bares. Também fomos acionados por causa de uma partida de futebol na zona Norte, por exemplo. Entendemos que muitas pessoas estão sem uma ocupação e precisam do lazer, assim como os comerciantes também precisam funcionar, vender. Mas estamos buscando fazer o nosso papel para que se cumpra o que está determinado", explicou.

Além da PM, a fiscalização cabe também aos órgãos municipais.

Liberação

A Prefeitura do Natal oficializou a liberação para venda de bebidas alcóolicas em bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, food parks, buffets, casas de recepções e similares na sexta-feira. A medida foi publicada em decreto no Diário Oficial do Município (DOM) e liberou a venda e consumo das 11h às 23h, sem restrição para dias da semana.

A permissão tinha sido confirmada pelo Executivo nesta quinta-feira (30). A volta da venda levou em consideração "que o Comitê Científico de Enfrentamento da Covid-19, instituído pelo Município do Natal, opinou favoravelmente à abertura gradual do comércio local".

De acordo com o texto do decreto, as normas sanitárias municipais aprovadas anteriormente para funcionamento dos estabelecimentos que poderão comercializar bebidas alcoólicas permanecem vigentes. Para fins de aferição da capacidade de acomodação, cada estabelecimento deve utilizar a razão de uma pessoa para cada 5m² (cinco metros quadrados) de área do local.

A liberação em Natal antecipa novamente medida do governo do estado, que previa a permissão para bebidas dia 5 de agosto. Esta semana, na capital, foi iniciada a Fase 3 da reabertura gradual do comércio e outras atividades. Essa nova fase permitiu a volta de shoppings que possuem ventilação com sistema de ar-condicionado, assim como bares e restaurantes. Mas ainda não havia a previsão de liberação da venda de bebidas.