sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Barragem Boa Vista teve comportas abertas em janeiro

- Publicidade -
A Barragem de Boa Vista, localizada em São José de Piranhas, no Sertão Paraíba, teve as comportas abertas para liberação da água do Rio São Francisco, em janeiro. A estrutura é a maior do gênero de toda a transposição, com capacidade de armazenamento de 260 milhões de metros cúbicos.
Para chegar ao Estado, as águas passam pela Barragem de Boa Vista, em São José do Piranhas (PB)
“O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), investiu R$ 270 milhões na barragem, que tem 900 metros de extensão e faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco”, disse o governo federal. Nesta terça-feira, a comitiva presidencial também fez uma vistoria na barragem.
Com a abertura das comportas em Boa Vista, a Barragem de Caiçara, também na Paraíba, deverá ter enchimento completo até esta segunda-feira (24), liberando água para a Barragem Engenheiro Avidos, em Cajazeiras (PB), que atenderá 61,4 mil pessoas. Na sequência, as águas do ‘Velho Chico’ seguem para o Rio Grande do Norte.
“Essas águas vão permitir que milhares de pessoas possam ter a tão sonhada segurança hídrica. Água tratada na torneira, água à disposição para se gerar emprego e oportunidade, para se diminuir a pressão sobre o sistema de saúde pública. É a formalização do compromisso do presidente Bolsonaro para emancipar as populações nordestinas”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
O último trecho de canal do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021, em evento com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Com isso, após 13 anos desde o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos (Leste e Norte) estão concluídas. 
Agenda no RN
Durante a agenda, o presidente também assinará ordem de serviço para a segunda etapa da obra de pavimentação em Jucurutu, interligando a sede do município ao distrito de Serra de João do Vale. Com investimentos de R$ 6,9 milhões, serão executados serviços de terraplanagem, drenagem e obras de arte corrente, sinalização, pavimentação e interseção com a BR-226/RN. Depois de entregar o Eixo Leste da transposição do São Francisco, o presidente da República segue para Mossoró, de onde voa para Brasília. 
O presidente Jair Bolsonaro chegou ao Rio Grande do Norte ainda na noite desta terça-feira (8), pernoitando no Batalhão do Exército da cidade de Caicó. Na cidade seridoense percorreu algumas ruas e fez discurso, ao lado do ministro Rogério Marinho e de autoridades locais e nacionais. 
Na comitiva do presidente estão ainda os ministros General Ramos (Secretaria de Governo) e Gilson Machado (Turismo). 
Serviço:
Chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte
Hora: 13h
Local: Clube Atlético de Piranhas – Av. Rio Branco, 230 – Vila do Rio, Jardim de Piranhas (RN)
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas