Barragem Poço de Varas

Publicação: 2020-12-02 00:00:00
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

O  Dnocs promete revisar o projeto executivo da construção da Barragem Poço de Varas, no município de Coronel João Pessoa, no RN. A licitação, que já foi publicada, também contempla a elaboração dos estudos ambientais e plano de reassentamento. A barragem Poço de Varas é o grande sonho da população de São Miguel, Venha Ver, Coronel João Pessoa, Encanto e Doutor Severiano. 

Giroflex
A propósito, temos um novo coordenador do DNOCS no RN. Trata-se do cearense David Saraiva Leite. A mudança foi comunicada pelo DOU nessa terça-feira (01). 

Juízo 100% Digital
Todas as Varas da Justiça Federal no Rio Grande aderiram ao programa Juízo 100% Digital, que busca integrar o Poder Judiciário à era digital e é um dos eixos prioritários de atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A Justiça Federal do Rio Grande do Norte está sempre aberta à inovação e a tudo que a tecnologia pode agregar para a excelência na prestação jurisdicional. A adesão de todas as Varas da JFRN ao programa Juízo 100% Digital mostra o quanto todos estão irmanados com o sentimento de buscar incessantemente o melhor para os nossos jurisdicionados”, avalia o Diretor do Foro da JFRN, Juiz Federal Carlos Wagner Dias Ferreira.

Novas relações...
Os deputados estaduais deram um grito de independência do Governo do Estado. Nesta terça-feira (01), aprovaram em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que vai permitir a transferência de recursos estaduais aos municípios mediante emenda ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA). Na prática, permite aos municípios receberem recursos sem a necessidade de firmar convênios.

...facilita liberação de verbas
Autor da PEC, o deputado Tomba Farias ressaltou a autonomia e agilidade que os municípios passarão a ter. “Além de maior autonomia, os municípios poderão investir em obras de infraestrutura e as emendas individuais apresentadas na Lei Orçamentária Anual (LOA), poderão aportar recursos aos municípios através de transferências especiais”, frisou Tomba.

Celso Furtado
Em comemoração ao centenário do economista Celso Furtado, a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) apresenta, nesta quarta-feira (2), às 14h, a live "O centenário de Celso Furtado: trajetória, pensamento e lições para o futuro". O bate-papo debate os pensamentos e a trajetória do economista considerado um dos principais intelectuais do país no século XX. A transmissão vai acontecer ao vivo, no canal da ABDE no YouTube.

Forense 
Um sistema de Espectroscopia de Infravermelho vai ser adquirido pela Secretaria de Defesa Social do RN. O aparelho pode ser usado para identificar compostos, investigar a composição de uma amostra, ou ajudar na identificação de sêmen em tecidos.

PNAD Covid-19 
A pesquisa PNAD Covid do IBGE divulgada nesta terça-feira (01) apontou que 11,8% foi o percentual de pessoas que realizaram algum teste para a covid-19 no RN, durante toda a pandemia, até o mês de outubro passado. 

Ainda segundo a PNAD, o número de pessoas que fizeram algum teste de diagnóstico da covid-19 subiu para 25,7 milhões em todo o país.

Supermercados 
Por falar em Covid, tem hiper mercado em Natal negligenciando com os cuidados preventivos. Não há mais funcionários ofertando álcool em gel e, verificar temperatura? nem pensar.  O cliente ainda precisa sair procurando o local para higienizar as mãos. Mas, os preços dos produtos estão nas alturas. 

Parabéns para os supermercados Nordestão e Carrefour que ainda obedecem aos protocolos. 

Mulheres na política
A partir de 2021, mulheres vão comandar apenas 11,8% das prefeituras. Isso mostra que, apesar de as mulheres serem 52% do eleitorado brasileiro, elas ainda são minoria na política.

Chanel
A deputada Natalia Bonavides promoveu uma mudança radical depois do pleito municipal, trocando os vastos cabelos longos por um corte moderno e jovial.  A lá Manuela D’avila. 

Suspensão do pagamento 
O INSS prorrogou até o final de dezembro o corte de benefícios por falta de prova de vida.  Mas, continua sendo obrigatória a presença do beneficiário junto à rede bancária para provar que está vivo.

Vítimas 
Os médicos Fábio Melo e Paulo Davim foram pegos pelo coronavírus. Mas, estão respondendo bem aos tratamentos.

Amém!!!!  

Olê!!!! 
Se você planeja visitar a Espanha jogue a viajem para 2021. Uma decisão publicada no último sábado (28) proíbe a presença do turista que não seja da Comissão Europeia no país.  A restrição está em vigor desde julho.








Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.