quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Barragem Umari atinge cota de armazenamento

- Publicidade -

Upanema – Depois que foi inaugurada no dia 22 de março de 2001, pelo então governador Garibaldi Alves Filho e o então ministro da Integração Nacional, Ney Suassuna, é a primeira vez que a Barragem Jessé Filho (Umari), em Upanema, atinge sua capacidade de sangria, ou seja, armazenou 292 milhões de metros cúbicos de água. O reservatório foi construído no Rio do Carmo, numa distância de 8 quilômetros da área urbana de Upanema. Orçada em 73 milhões, sendo 55% dos cofres do Governo do Estado, a obra permitirá a irrigação de 1.550 hectares nas regiões próximas, além de várias localidades rurais de Upanema e Mossoró.

A Prefeitura chegou a anunciar a contratação de duas bandas e um trio elétrico para comemorar a primeira sangria da barragem durante o último final de semana, mas, como não aconteceu, a festa foi suspensa. Na manhã de segunda-feira, a água começou a transbordar lentamente. Ainda não é um espetáculo, mas já causa euforia na cidade. No final de semana chegou a provocar correria nos moradores para ir ver o paredão transportando mais de uma vez. Nesta segunda-feira, a água começou oficialmente a passar por cima do sangradouro.

A expectativa é que aumente nos próximos dias. O prefeito Jorge Luiz diz que está muito feliz com o fato, pois “a barragem é um grande sonho da população e a cheia será espetacular”. Para ele, não importa se o reservatório transborde com força ou não. O importante é que o reservatório está cheio e é garantia da reserva hídrica por um bom tempo.

A estrutura do reservatório impressiona. Têm 42 metros de altura, cinco metros de largura no alto e mais de dois quilômetros de cumprimento, que, para ser construído, consumiu 655 mil metros cúbicos de concreto, o que, segundo os engenheiros que projetaram e executaram a obra, dá mais segurança em termos de resistência.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas