Barreira sanitária

Publicação: 2020-03-18 00:00:00
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

Está na hora das secretarias de saúde criarem barreiras sanitárias no RN, como prevenção ao coronavírus. Não tem cabimento chegar um avião lotado de passageiros do exterior e não ter ninguém para distribuir sequer um aviso para ficar em quarentena, caso necessário. Se não há testes rápidos no estado, ou no país, (outro vacilo dos governos), deveria se usar ao menos o termômetro para avaliar a temperatura dos passageiros.
É chato? é. Porém, mais chato é adoecer e transmitir para outros que não tem nada a ver com a sua viagem.   #fiqueemcasa

Fronteiras fechadas
A União Europeia proibiu a entrada de estrangeiros nos seus 27 países-membros, mais Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein, pelos próximos 30 dias.

Militarização

Nesses tempos bicudos de Covid-19, o deputado general Girão está sugerindo que as pessoas se cumprimentem batendo continência.

Mascarado
O deputado estadual José Dias, do PSDB, deu uma demonstração de responsabilidade pública ao usar máscara de proteção na sessão de ontem do parlamento. Esse pequeno grande gesto demonstra cuidado com a saúde dele e respeito com a do próximo. 

Devolvendo multas
O Departamento Estadual de Trânsito – Detran está convocando proprietários de veículos para devolver multas, por avanço de sinal, aplicadas entre os dias 01 a 31 de março de 2011, no semáforo entre as avenidas Engenheiro Roberto Freire e Praia de Tibau, no bairro de Ponta Negra.
Para quem tiver paciência de conferir, a extensa lista pode ser verificada no DOE dessa terça-feira, 17, e contempla veículos do RN e vários outros estados da federação. O ressarcimento será feito mediante apresentação de documento de identificação, cópia do pagamento realizado ou que informe quanto a propriedade do veículo ao tempo do pagamento.

Promoções na PM
O Governo do RN resolveu pagar as promoções dos policiais militares que mudaram de posto no ano passado e ainda não viram a cor dos novos soldos.  Após uma avalanche de ações judiciais, com sentenças favoráveis aos militares, enfim, foi selado um acordo entre o governo e a Associação dos Militares que proporcionou o empenho e implantação nos contracheques dos valores referentes ao exercício atual e dívidas de exercícios anteriores.

Plano Diretor ........
O Ministério Público do RN está recomendando ao prefeito de Natal, Álvaro Dias, que anule a convocação para a Pré-conferência relativa à revisão do Plano Diretor de Natal agendada para 20 de março, próxima sexta-feira.

... de Natal
As promotoras Gilka da Mata, Meio Ambiente; Jeane Santos e Danielle Ribeiro, Cidadania; e Rebecca Bezerra, Pessoa com Deficiência, entendem que as alterações apresentadas pelo Poder Público municipal ao Plano Diretor são significativas, possuem 223 artigos, e não podem ser discutidas de forma “açodada”.  Elas ainda recomendam que se divulgue o inteiro teor dos documentos e que seja dado um prazo mínimo de 15 dias, antes de aprazar nova Pré-Conferência.

Corte
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, recebeu com apreensão o anúncio do corte de 50% proposto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, nos recursos recolhidos pelas empresas de médio e grande porte ao Sistema S, pelos próximos três meses.
“Vimos o anúncio dos cortes com apreensão. Iremos avaliar mais profundamente os reais impactos deles no nosso trabalho diário, que beneficia centenas de milhares de pessoas”, disse Queiroz.

DNA RN
Infectologista do Hospital Sabará, em São Paulo, o médico José Ivanaldo de Oliveira Junior, formado pela nossa UFRN, foi a estrela do programa especial da TV Globo respondendo perguntas dos telespectadores sobre o Coronavírus.

Cooperar
A assembleia da SICOOB Potiguar, marcada para esta quarta-feira, data em que seria anunciado um resultado de R$ 1,2 milhões de sobras (lucros, na linguagem do cooperativismo), foi adiada por conta do Coronavírus.

Consumidor
O advogado Marcelo Monte Filho comunicou que a “dica” publicada em seu Instagram e replicada na coluna  de domingo (15), de que " o consumidor está autorizado a pedir cancelamento de sua viagem com reembolso integral, amparado por uma situação de força maior”,  é  uma orientação  do Escritório  "Monte Nunes Advocacia". 

Esclareça sua dúvida
Ministério da Saúde disponibiliza whatsapp para envio de mensagens da população em uma tentativa de combater o Fake News. Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é: (61)99289-4640.






Deixe seu comentário!

Comentários