quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Barricadas do Covid em Cannes

- Publicidade -

[email protected]

O Festival de Cinema de Cannes anunciou ontem que está cancelando sua próxima edição devido à pandemia de coronavírus que está devastando o mundo e que o impede de comemorar normalmente as obras e os astros da indústria cinematográfica. Um dos eventos do gênero mais prestigiados do planeta atrasou tal decisão o máximo que foi possível, mas tornou-se inevitável a suspensão depois do quadro aterrador na França e outros países.

Através do Twitter e de mensagem por e-mail para a imprensa especializada, a direção do festival confirmou o que todos já esperavam como a decisão mais acertada. “Neste período de crise mundial da saúde, pensamos nas vítimas do COVID-19 e expressamos nossa solidariedade a todos que lutam contra a doença. Hoje, tomamos a decisão de que o Festival não pode ser realizado nas datas programadas, que são de 12 a 23 de maio”, diz o comunicado.

Noutro trecho, prossegue: “Assim que a evolução da situação sanitária francesa e internacional nos permitir avaliar a possibilidade real, anunciaremos nossa decisão, no âmbito da atual consulta com o país e a cidade de Cannes”.

A nota considera um grande golpe para a indústria do cinema, que terá que esperar quase dois meses para que um evento se desenvolva, que não seja apenas um festival, mas também o maior fórum de compra e venda de filmes.

Segundo a imprensa francesa, já havia filmes que era dado como certo que estariam em Cannes, entre eles os mais recentes de grandes cineastas, como Wes Anderson, Leos Carax, Paul Verhoeven e Sofia Coppola.

A direção do evento deve conversar com os produtores dos filmes escolhidos, as autoridades francesas e a própria administração da cidade para fechar uma nova data o mais rápido possível e já oferecer uma atraente alternativa.

Em toda a história do evento, o Festival de Cinema de Cannes só não foi realizado uma vez, em 1968, devido os conflitos estudantis ocorridos no mês de maio e que praticamente incendiou o mundo inteiro e também a festa.

Liderados na época pelo diretor franco-suíço Jean Luc Godard, um dos gurus da Nouvelle Vague, artistas e jovens invadiram as salas de exibição reivindicando solidariedade das plateias para os estudantes nas barricadas.

Por toda a Paris, jovens sob a liderança de Daniel Cohn-Bendit, naquela ocasião apenas um garoto de 23 anos, marcharam contra soldados pedindo mudanças nas questões escolares e depois estendendo até à geopolítica.

Hoje um político ligado às bandeiras ecológicas, Daniel iniciou militância política aos 14 anos quando fugiu das tropas nazistas. Pouco depois se tornou militante anarquista e aos 22 anos se autoproclamou um liberal-libertário.

Quando explodiu a luta estudantil em Paris, Godard já era um experiente diretor com oito filmes produzidos, praticamente um por ano entre 1960 e 1968. Após os conflitos, tornou-se ícone do cinema engajado e referência daquela geração.

Coluna

Vacinas
EUA e Inglaterra anunciaram ontem, quase ao mesmo tempo, fabricação de vacinas para conter o Covid-19. Donald Trump disse que a FDA fez uma, e Boris Johnson confirmou que o Imperial College, de Londres, também.

Apoio
Horas depois, a indústria Bayer anunciou que estava doando ao governo dos EUA 3 milhões de comprimidos de “Resochin” (fosfato de cloroquina), remédio com potencial de cura no tratamento de pacientes infectados com o Covid-19.

Contágio
Não vai adiantar tanto o fechamento de tudo, as empresas privadas baixando as portas, escolas sem aulas, se na rede pública de saúde está o foco de aglomeração com pessoas espalhadas em corredores de hospitais e de upas.

Combate
A governadora Fátima Bezerra e as autoridades judiciárias e policiais precisam adotar a mesma posição rígida de não permitir aglomerações acima de uma dezena de pessoas. Há ainda locais no RN realizando encontros e baladas.

Salários
O prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, enviou pra Câmara o PL autorizando reajuste integral de 12,84% para os professores e 10% para todos os demais servidores do município. Em 4 mandatos, o médico nunca atrasou salário.

Hipocrisia
Nada mais risível e dissimulado do que os arautos da resistência inflarem o ego nas redes sociais como combatentes do fascismo, dos militares, dos invasores intergalácticos, e aí convocar os companheiros para um showzinho básico.

Donald Trump
“Sempre tratei o vírus chinês com muita seriedade e fiz um bom trabalho desde o início, incluindo minha decisão muito antiga de fechar as fronteiras da China contra a vontade de todos. A nova narrativa da fakenews é vergonhosa”.

Vai feder
Cientistas, sociólogos e marqueteiros tentam explicar a compra compulsiva de papel higiênico, sem convergirem. A verdade é que a sabedoria popular está adiante deles todos. A correria é porque o povo já sabe que vai dar merda.

Ao vivo
A jornalista e ex-prefeita Micarla de Sousa aproveitou a quarentena para fazer ontem a primeira live em seu perfil do Instagram. Conversou com seguidores e disse que fará das entradas ao vivo um canal de fé, esperança e amor.

Mensagem
Rolando no Instagram estrelas de Hollywood cantando “Imagine”, de John Lennon, como mensagem a quem está em quarentena. No vídeo, Gal Gadot, Natalie Portman, Amy Adams, Maya Rudolph, Sarah Silverman e outras.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas