sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Base de soldados da ONU é apedrejada

- Publicidade -

Porto Príncipe (AE) – Centenas de manifestantes furiosos com as tropas da missão de paz da Organização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) apedrejaram ontem soldados do Nepal na segunda maior cidade do Haiti, acusando os militares do país asiático de terem levado o cólera para o país caribenho. O Haiti vive uma epidemia de cólera que começou em meados de outubro e já matou quase mil pessoas. Os protestos começaram em Cap-Haïtien às 6 horas da manhã no horário local (9 horas de Brasília), disse o repórter Johnny Joseph, da televisão nacional haitiana.

Segundo ele, os manifestantes também jogaram pedras contra outras bases da ONU e delegacias da polícia em outros pontos da cidade. Os protestos paralisaram o porto de Cap-Haïtien. Segundo o porta-voz das forças de polícia da ONU, André Leclerc, os manifestantes também bloquearam o trânsito em partes da cidade.

As rádios Caribe e Kiskeya informaram que a polícia haitiana e tropas da ONU dispararam gás lacrimogêneo contra os manifestantes, dispersando mil deles. Joseph disse que pelo menos três manifestantes foram feridos pela polícia haitiana.  O Haiti nunca havia registrado antes um caso de cólera, daí o medo e a confusão.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas