sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Base Nacional Comum Curricular

- Publicidade -

Tadeu Oliveira
[email protected]

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, homologaram na última quarta-feira (20), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estabelece com clareza aquilo que todos os alunos têm o direito de aprender em cada etapa da educação básica. Com a nova norma, o Brasil terá pela primeira vez uma base comum da educação infantil e do ensino fundamental, que servirá de parâmetro para a construção dos currículos pelas redes de ensino e escolas públicas e privadas.

Documento normativo
Com a homologação da Base Nacional comum Curricular, que foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), terão início as ações para levar os novos parâmetros estabelecidos na BNCC às salas de aula. As redes de ensino municipais e estaduais, as escolas e os professores serão os protagonistas desse processo de implementação, no qual contarão com a parceria e com o apoio incondicional do MEC. Acredito que estamos diante do mais importante documento normativo para o destino da educação básica no Brasil.

Graduação a distância
Para quem pretende obter uma graduação, o Senac EAD oferta cursos em tecnologia, bacharelado ou licenciatura com duração entre dois e quatro anos. As aulas são ministradas totalmente pela internet, sendo preciso realizar duas avaliações presenciais por semestre no polo escolhido. A instituição está com inscrições abertas para também para pós-graduação a distância. Os interessados podem fazer as inscrições pelo Portal Senac EAD e contar com uma rede de polos espalhados pelo país.

Hora do Enem
Chega ao fim a temporada 2017 do Hora do Enem, programa produzido pela TV Escola. Para celebrar, uma edição especial será exibida hoje, sábado (23), às 15h. Os convidados são três professores, que, entrevistados por Land Vieira, vão falar sobre os desafios e prazeres vivenciados em sala de aula ao longo deste ano. Participam Nathália Terra, professora de química; Cristiano Marcell, de matemática; e Wallace Cestari, de língua portuguesa. Eu gosto de assistir, vale muito.

Jornada pedagógica
Antes de começar o próximo ano letivo, as escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte participam das jornadas pedagógica nas sedes de todas as 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura, que pertencem, entre os dias 5 e 09 de fevereiro.

Pedir desconto
Entre os gestores de algumas escolas particulares de Natal, que eles guardam a sete chaves, escuta-se que é grande o número de pedidos de desconto na mensalidade das unidades de ensino. Tem até modelo de carta na praça para pedir desconto da mensalidade escolar.

“Quero Aprender”
Criado para contribuir nos estudos dos alunos da Rede Estadual de Educação, o Projeto #QueroAprender continuará, mesmo no período de férias, com a sua plataforma de estudos disponível, contendo conteúdos não somente de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, mas úteis, também, para revisão por parte dos estudantes mais atentos. Português, matemática, inglês, espanhol, artes, redação, física, componentes curriculares cobrados no exame, são algumas das áreas que a equipe de professores envolvidos no projeto vem dedicando atenções.

Professor visitante
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior divulgou quatro editais com mais de 400 bolsas, todas no exterior, para os programas Professor Visitante (PVE), Pós-doutorado, Doutorado-sanduíche (PDSE) e Doutorado-pleno. Os interessados em concorrer a bolsas de doutorado-pleno, pós-doutorado ou professor visitante têm até 19 de janeiro de 2018 para se inscrever nas páginas dos programas. Para o doutorado -sanduíche, as inscrições, na página da Capes, vão de 19 de fevereiro a 23 de março, após seleção interna pelas instituições de ensino superior.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas