quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Bate-Papo com Aldemir Freire, economista e chefe do IBGE/RN

- Publicidade -

Sete meses seguidos de queda no emprego. Terceiro ano com recuo em abril, mas com perdas menores que em 2016 e 2015. No quadrimestre as perdas também desaceleraram no geral e isoladamente nos setores. Como interpretar essa aparente melhora no cenário? E qual a tendência?
Minha interpretação é que, no conjunto da economia do RN, é provável que 2017 termine com queda no emprego formal e que a taxa de desemprego aumente ao longo do ano.

#SAIBAMAIS#Mas essa desaceleração no ritmo de perdas de vagas não é bom sinal?
Sim. Embora o saldo possa ser negativo em 2017, ele será melhor que em 2016. No segundo semestre as contratações voltarão a ser positivas em função da sazonalidade da agropecuária e os temporários de final de ano.

Em setores que demitiram muito em 2016, comércio e  construção, por exemplo, o desempenho foi “menos pior” agora…isso é puxado pelo que? A confiança dos empresários está melhorando e por isso estão dispensando menos? Pergunto porque o consumo, que também poderia impulsionar contratações, segue em baixa, segundo o IBGE…Ou será que essas atividades estão no limite e por isso demitindo menos?
A queda das vendas  desacelerou. Foi de 10% no ano passado mas agora está à metade disso. E o varejo restrito continua caindo mas em ritmo bem menor. Menor queda das vendas significa também menor número de demissões.

E de forma global, considerando todas as atividades? O ritmo de contratações (+1,14%) ainda não consegue superar as perdas, apesar de os desligamentos terem caído 11,41%. O que esses números nos mostram?                       
Que a recuperação será lenta, demorada e desigual entre os diferentes segmentos. Não se pode dizer sequer que estamos de fato em um processo seguro de recuperação. O mercado de trabalho ainda vai levar algum tempo para demonstrar sinais claros de que a crise ficou para trás. No momento, em que o conjunto da economia ainda demite e o desemprego está alto, só podemos dizer que o trabalhador ainda não sentiu uma mudança firme no seu dia a dia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas