BC americano eleva taxa de juros em 0,25%

Publicação: 2018-06-14 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) elevou a taxa dos Fed funds em 0,25 ponto porcentual, para a faixa entre 1,75% e 2,0%. A decisão desta quarta-feira, 13, foi unânime (8 a 0) e marca a segunda elevação no ano de 2018. A taxa de desconto também foi elevada em 0,25 ponto porcentual, para 2,50%.

Informações recebidas pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed entre a reunião de política monetária de maio e o encontro desta quarta-feira indicam que o mercado de trabalho continuou a se fortalecer e a atividade econômica tem se expandido a um ritmo “sólido", aponta o comunicado da instituição.

Em seu comunicado, o Fed lembra de seu mandato de garantir máximo emprego, com estabilidade de preços. “O Comitê espera que mais elevações graduais na taxa para os fed funds sejam consistentes com a expansão sustentável da atividade econômica, condições fortes do mercado de trabalho e inflação próxima da meta simétrica de 2% do comitê no médio prazo", diz, acrescentando que os riscos à perspectiva econômica parecem em geral equilibrados.

Diante das condições atuais e das expectativas para o mercado de trabalho e a inflação, os dirigentes do Fed afirmam que decidiram elevar os juros para a faixa entre 1,75% e 2%, mas argumentam que isso não significa um endurecimento excessivo: “A postura da política monetária continua acomodatícia, portanto apoiando as condições fortes no mercado de trabalho e uma volta sustentável à inflação em 2%", diz.

O Fed afirma ainda que, ao determinar o cronograma e o tamanho de ajustes futuros da taxa de juros, avaliará as condições reais e as esperadas para a economia, tendo em vista seus objetivos para inflação em 2%, com máximo emprego. “Essa avaliação levará em conta uma série de informações, incluindo medidas das condições do mercado de trabalho, indicadores de pressão inflacionária e expectativas para a inflação e leituras dos acontecimentos financeiros e internacionais".

Reflexos
O dólar fechou esta quarta-feira, 13, em uma leve alta de 0,1% cotada a R$ 3,713 para venda. O índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) terminou em queda fechando o pregão em baixa de 0,87%, com 72.122 pontos.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários