sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Beco da Lama: promotora de Justiça se reúne com artistas

- Publicidade -

A Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Rossana Mary Sudário, vai se reunir com os artistas que promovem festas no Beco da Lama logo após o carnaval.

A reunião vai acontecer no próximo dia 23 na Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Av. Floriano Peixoto, 550 – Tirol) às 14h e vai contar com a participação de representantes da SEMSUR.

Segundo Rossana Sudário a questão é bastante delicada pois envolve mais do que problemas ambientais. “A pior conseqüência da poluição sonora é o reflexo na saúde das pessoas. É comprovado que o barulho gera problemas de estresse e potencializada doenças cardíacas”, esclarece. Além disso, as festas que acontecem semanalmente no local geram problemas de sujeira, trânsito, segurança e poluição sonora, uma vez que não existe estrutura adequada.

O Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público busca a adequação às normas legais como a Lei Estadual n. 6.621/94, que dispõe sobre o controle da poluição sonora; e a Resolução CONAMA nº 01/90, que considera prejudiciais à saúde e ao sossego público emissões sonoras exageradas.

“O maior problema é que essas festas, realizadas na rua e sem qualquer tipo de vedação acústica como determina a lei, são promovidas semanalmente. É como se fosse um mini carnatal toda semana”, alerta Rossana Sudário. A intenção do Ministério público não coibir manifestações culturais, mas garantir que essas manifestações não venham a infringir os direitos de outras pessoas.

Segundo a Promotora de Justiça pelo menos 20 famílias, que residem no local têm sofrido com os efeitos negativos da exposição constante à poluição sonora. “O relato dos moradores é de que semanalmente essas festas tomam conta a rua e só param de gerar barulho depois das 3h da madrugada. Normalmente esses festas são feitas nas noites de sexta-feira; e muitos dos moradores trabalham cedo nas manhãs de sábado, geando um transtorno tamanho, pois eles não conseguem dormir com o barulho”, explica.

Mesmo com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta o carnaval desse ano está garantido, pois os efeitos do acordo só começam a valer após o dia 21 de fevereiro. Mas a partir da reunião agendada com os artistas o Ministério Público deve buscar alternativas viáveis para garantir o cumprimento das leis e assegurar o direito dos moradores do local.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas