quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Berlusconi está ‘tranquilo’

- Publicidade -

Roma (AE) – O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse ontem não se preocupar com um julgamento por fazer sexo com uma prostituta menor de idade, a marroquina Kharima El-Marough, que tinha 17 anos quando frequentou festas na mansão do premiê. São as primeiras declarações públicas de Berlusconi desde que a decisão determinando que ele seja julgado foi tomada, no dia anterior. Ele também será julgado por abuso de poder no mesmo caso.

Berlusconi se esquivou das perguntas sobre o caso durante uma entrevista coletiva sobre temas econômicos em Roma. O premiê afirmou ontem  que não falaria disso “por amor ao meu país”, mas acrescentou: “Uma coisa posso dizer, não estou preocupado em absoluto.”

O premiê, de 74 anos, será julgado pela acusação de pagar Kharima, apelidada de “Ruby” por sexo, e também por usar sua influência para encobrir o fato. Berlusconi ainda teria usado sua influência e mentido para retirar a jovem da cadeia, quando ela foi detida acusada por furtar 3 mil euros. “Ruby”, atualmente com 18 anos, admitiu ter recebido 7 mil euros do premiê e ter frequentado festas em uma mansão de Berlusconi, mas nega ter feito sexo com o premiê.

O julgamento de Berlusconi no caso de prostituição começará em 6 de abril. Ele será julgado no 4º Tribunal de Milão por três juízas. No final de semana passado, milhares de mulheres italianas fizeram manifestações contra Berlusconi em Roma, Milão, Turim, Nápoles e Palermo. Além do julgamento no caso de prostituição, Berlusconi teve recentemente reabertos dois outros julgamentos, um por corrupção e outro por evasão fiscal. O julgamento por evasão fiscal terá audiência em março.

“Um premiê que é um réu, que gasta seus dias contestando magistrados, é sem dúvida um homem que não tem tempo para governar e provavelmente sem autoridade para fazer isso de maneira efetiva”, disse Stefano Folli, analista político que escreve para o jornal econômico Il Sole 24 Ore, de Milão.

Se condenado por abuso de poder, Berlusconi perderá seus direitos políticos por 12 anos e poderá ser sentenciado a uma pena entre 4 anos e 12 anos de prisão. Se considerado culpado no caso de se envolver com a prostituição de uma menor, Berlusconi pode ser sentenciado a uma pena entre 6 meses e 3 anos de prisão.

O premiê realmente parecia despreocupado, quando recebeu hoje em Roma o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev. “Eu acredito que sou um ponto de referência para a Rússia dentro da União Europeia. Pessoalmente, sou favorável a todas as relações de amizade que a Europa tem e terá com a Federação Russa”, afirmou. Sorridentes, Berlusconi e Medvedev posaram para fotos, com a esposa de Medvedev, Svetlana Vladmirovna Medvedeva, ao lado do mandatário russo, e com a ministra da Educação da Itália, Maria Stella Gelmini, ao lado de Berlusconi.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas