Bibliotecas em rede para formação de um RN leitor

Publicação: 2018-08-11 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Imagine uma cidade em que todos os bairros possuam bibliotecas. E todas as escolas e universidades desses bairros tenham seus espaços de leitura. E que assim como ela, existam outras, umas maiores, outras de menor porte, mas todas conectadas por livros. Juntas, formam uma rede literária imersa no mundo de possibilidades que a leitura proporciona. Essa é a ideia da Rede Potiguar de Bibliotecas, iniciativa do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Instituto C&A, que busca cadastrar todos os espaços de leitura potiguares e fazer do Rio Grande do Norte um estado leitor.

As ações de cadastramento começaram em abril deste ano e o mesmo pode ser realizado por meio do site.  O primeiro objetivo da Rede é catalogar todos os espaços de leitura e bibliotecas do Estado - escolares (das redes pública e privada), comunitárias, universitárias (públicas e privadas), itinerantes, entre outras. Em seguida, serão realizadas ações que interligam todos esses espaços, como concursos integrados, clubes de leitura, gestão de acervo e outros eventos literários.

“A gente destaca como uma das mais importantes funções da Rede a possibilidade de a comunidade exercer o controle social e cobrar o direito de acesso ao livro. A partir do momento em que se tem acesso aos cadastros, é possível saber onde está a biblioteca mais próxima, se há espaços disponíveis no seu bairro, como está o acervo do lugar e, assim, cobrar medidas dos gestores”, explica Evania Oliveira, educadora e diretora do IDE.

 Até o momento, 63 bibliotecas estão cadastradas na Rede. A maioria é de Parnamirim e Natal, mas o IDE tem investido em ações virtuais para estimular o cadastro em outras cidades e regiões. Em julho, foi a vez de Mossoró e Caicó. A expectativa é chegar a mais municípios nos próximos meses. Todos eles podem realizar o cadastramento por meio do site. Basta que os responsáveis pelos espaços de leitura cliquem em “cadastro” e insiram as informações como nome, endereço, acervo, entre outras.

Seminário
Realizado pelo IDE, o Seminário Potiguar Prazer em Ler chega à 12ª edição este ano e o tema é exatamente relacionado à rede: “Tem Biblioteca na Rede”. Evento será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, grandes nomes da literatura nacional e potiguar, educadores e estudantes vão participar de diálogos, clubes de leitura e outras ações literárias no evento gratuito. "A ideia é aumentar ainda mais os cadastros a partir do contato direto entre os articuladores da Rede e educadores", explica Evania Oliveira sobre o seminário.




continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários