sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Bicho pegou

- Publicidade -

Marcos Lopes [[email protected]]

Não está fácil a vida para o América que amarga os reflexos do rebaixamento no ano passado, e a disputa de uma Série C deficitária. Com uma folha de pagamento alta e sem receita, o time rubro está contratando apenas jogadores que chegam para o clube com custo zero, com salários pagos por clubes ou empresários, o que na minha avaliação é perigoso, na medida em que tira da comissão técnica o poder de avaliar, aceitar ou vetar determinado reforço. É fato que o time titular do América tem qualidade e precisa de reforços pontuais, que em situação normal de pressão e temperatura seria contratados de forma diferente. Mas como fazer sem dinheiro? Entendo que para esta primeira fase, para entrar entre os quatro classificados para o mata-mata, o América tem time em condições de brigar, desde que consiga superar os dois próximos adversários, o Vila e o Fortaleza, ambos fora de casa. O que pega é na hora em que o treinador precisa fazer alguma substituição, que olha para o banco e encontra poucas opções.

Insisto Para evitar o aprofundamento de uma crise financeira que ainda vem sendo contornada, o América tem que fazer uma engenharia daquelas. A folha de pagamento é alta, o clube não tem patrocínio, a competição é deficitária e tem ao mesmo tempo, que manter o grupo focado na competição. Só o que pode salvar o América de uma situação insustentável é a conquista do acesso já neste ano. Passar mais uma temporada na Série C é pedir para morrer.

Equilibrar
O ABC de Gilmar Dal Pozzo precisa apenas equilibrar a campanha dentro de casa, onde ele comandou a equipe em apenas um jogo, contra o Bragantino, para sacramentar a boa campanha que o alvinegro vem fazendo no Brasileiro. Hoje contra o Paysandu é a grande oportunidade de espantar a “zica” dos maus resultados no Frasqueirão, mas que com o perdão dos exagerados de plantão, estão muito longe de gerar uma crise no futebol do time de Ponta Negra. O que falta são ajustes principalmente do meio para a frente e tranquilidade na hora do arremate final. Da intermediária para trás, o time tem uma boa postura e a opção por Maurício pelo lado esquerdo, é em razão da característica do adversário, o que deve ser respeitado. É fato que contra o CRB, Maurício não foi bem, mas é um jogador que atua por aquele lado e naquela função, não configurando uma improvisação do treinador. O que pesa no jogo de logo mais contra o Papão é a ausência de Saulo, goleiro que vem sendo um dos destaques da Série B e que cumpre suspensão pelo terceiro amarelo. Volta Gilvan, que debaixo dos “paus” é tranquilo, mas que não tem a mesma segurança quando precisa sair. Nos demais setores não vejo motivos para preocupação do torcedor alvinegro.

Pouca coisa
São poucos os reforços que o ABC precisa para fortalecer a equipe para a sequencia do Brasileiro. Rodrigo Pastana montou um elenco de boa qualidade, com Saulo, Reginaldo, Leandro Amaro, Lima ( está buscando melhor condicionamento físico ) Dedé, Ronaldo Mendes, Fabinho Alves, Kayke. Levou azar em três casos – Nen, Neto Coruja e Zé Mário – e que fariam a diferença neste time que está bem posicionado na competição. Nen em razão da ruptura de ligamentos e menisco é carta fora do baralho, penso que não volta nesta temporada, Coruja já está treinando e Zé Mário deve voltar nos próximos dias. Um time de qualidade ou estou enganado? Claro que errou, como outros erraram em contratações e outros ainda irão errar, mas não tem como dizer que este time do ABC foi mal montado ou que não tem qualidade, mas precisa de reforços pontuais.

Globo acertou
O Globo agiu rápido e penso que certeiro na contratação do técnico para refazer o planejamento e disputar a Série D a partir do mês que vem. Foi buscar Anthoni Santoro que apesar de todas as limitações e falta de melhores condições conseguiu fazer um trabalho que considero como bom no Alecrim no Estadual deste ano. Brigou pelo título do primeiro turno e tivesse tido um pouco mais de estrutura teria “incomodado” na competição. Tem o perfil para trabalhar com a política de futebol do time de Marcone Barretto, com jogadores das bases, jovens. O futebol não é uma ciência exata, mas em tese, o Globo acertou na contratação de Santoro, que chega na segunda-feira e começa trabalhar. Os reforços que chegaram até agora estão dentro de um padrão que pode garantir ao time de Ceará-Mirim uma boa arrancada na competição.

Grupo A3 completo

Com o encerramento do Paraíbao, o grupo A3 o primeiro adversário do Globo na Série d estão definidos. A Águia estreia em Campina Grande contra o Campinense, do técnico Diá que conquistou o Estadual com uma rodada de antecedência. Além dos dois, o grupo tem ainda o Coruripe de Alagoas, Colo-Colo da Bahia e serra Talhada de Pernambuco. Os dois primeiros classificam para a segunda fase. Ano passado, o Globo caiu justamente nesta etapa, sendo eliminado pelo Jacuipense da Bahia.

Judô
A Federação de judô do RN realiza neste sábado a seletiva para o Campeonato Brasileiro Sub-15 que será disputado em agosto em Cuiabá. A seleção potiguar vai ser realizada simultaneamente ao judô dos Jerninhos, das dez da manhã às três da tarde, no CAIC de Lagoa Nova.

Galinha dos ovos de ouro

A história infantil todos conhecem. O futebol é a galinha dos ovos de ouro do esporte do Rio Grande. É o que dá mais projeção ao estado, que gera empregos diretos e indiretos, mas tem gente que enquanto não matar a galinha dos ovos de ouro não vai sossegar. Durma com um barulho assim. Depois da galinha morta, é chorar como fez o casal da história infantil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas