quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Biden prepara incentivos à retomada

- Publicidade -
André Marinho
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, elogiou as negociações no Senado por um pacote fiscal de cerca de US$ 900 bilhões, mas ponderou que isso não será suficiente. “Como herdamos esta crise econômica, a vice-presidente eleita, Kamala Harris, e eu estamos trabalhando em um plano para ser apreciado pelo próximo Congresso para agir rapidamente e controlar a pandemia e reviver a economia”, afirmou, em comunicado.
Joe Biden elogiou as negociações no Senado por um pacote fiscal de cerca de US$ 900 bilhões
O democrata repercutiu o relatório de emprego do Departamento de Trabalho, o chamado Payroll, que apontou para a desaceleração no ritmo de recuperação de vagas perdidas durante a recessão. “O relatório mostra uma economia que está desacelerando. Confirma que seguimos no meio de uma das piores crises econômicas e de emprego da história moderna”, pontuou.
O futuro líder da Casa Branca, que toma posse em 20 de janeiro, caracterizou como “profundamente problemático” o fato de a queda no desemprego ter sido puxada pela saída de trabalhadores do mercado. “Eles perderam a esperança de procurar um emprego ou tomaram para si responsabilidade para cuidado das crianças”, destacou.
Para Biden, se o atual presidente, Donald Trump, e o Congresso não agirem, 12 milhões de desempregados perderão benefício até o final deste ano. “A situação requer ação urgente”, disse.
Biden afirmou que o projeto de lei de ajuda econômica deve ser aprovado e que ele terá de pedir recursos novamente quando assumir o cargo. “Eu acho que deveria ser aprovado. Vou ter que pedir mais para fazer as coisas”, apontou. Além da crise do novo coronavírus, Biden elencou a crise econômica, desigualdade racial e as mudanças climáticas como outras três crises que afetam o país.
O presidente eleito acrescentou que já conversou com vários senadores republicanos sobre questões-chave do seu governo e reconheceu que o trabalho de aprovação de projetos e leis “será difícil”. “Vai ser difícil. Mas estou confiante de que nas questões que afetam a segurança nacional e a necessidade econômica fundamental de manter as pessoas empregadas, de recuperar a economia, há muito espaço para trabalhar”, completou.
Sobre a transição com o governo de Donald Trump, Biden afirmou que considera que o atual presidente deveria comparecer à sua posse, em 20 de janeiro, porque mostraria uma transferência pacífica. “O protocolo de transferência de poder, acho eu, é importante. Mas a decisão é totalmente dele, e não tem nenhuma consequência pessoal para mim”, disse.
Biden também se disse preocupado com os boatos de que Trump concederá perdões preventivos à sua família. “Isso me preocupa em termos de que tipo de precedente ele estabelece e como o resto do mundo nos vê como uma nação de leis e justiça”, afirmou Segundo o democrata, o Departamento de Justiça da sua administração vai atuar “de forma independente nessas questões” e também em como responder aos indultos concedidos por Trump.
O presidente eleito dos Estados Unidos ainda não anunciou o nome de quem chefiará o Departamento de Justiça de sua gestão – cargo equivalente a Procurador da República. Quanto aos demais nomes de seu governo, Biden voltou a afirmar que seu gabinete “vai se parecer com o país”, em referência à diversificação étnico-racial.
Articulação
O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi confirmou que há uma “grande negociação” em andamento por mais estímulos em Washington. Pelosi comentou ainda dados do relatório de empregos (payroll) que, segundo ela, mostram que o mercado de trabalho americano “não está ótimo” e também ilustram a necessidade de mais incentivos, além de um reforço no combate à pandemia da covid-19.
Pelosi disse que uma vacina contra o vírus deve se concretizar em breve, mas lembrou que não para todos num primeiro momento, daí a importância de se manter os estímulos e também as medidas de combate ao problema Ela disse que o pacote atualmente em negociação seria apenas um princípio para a ajuda. Também enfatizou a importância de que o governo ajude a financiar as administrações estaduais e locais, no quadro atual.
A liderança democrata comentou que o governo seguirá aberto, com financiamento para seus gastos. Sobre novos estímulos, ela não se comprometeu com prazos ao ser questionada, mas disse que há um “impulso” nas conversas e o quadro indica que isso será concretizado, embora continuem a haver questões em aberto.
Para Pelosi, uma proposta bipartidária para responder à covid-19 poderia ser o início das negociações a respeito desse tema. Além disso, ela elogiou o fato de que o presidente eleito, seu correligionário Joe Biden, mostra um compromisso em vencer o vírus e controlar o quadro no país e criticou o governo Donald Trump pelo que ela considera como “negligência” sobre o tema.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas