sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Bienal discute flores raras em museu de Natal

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

As orquídeas sãos uma das maiores famílias de plantas existentes no mundo. Catalogadas tem mais de 35 mil espécies. A variedade de cores, formas, folhas é incalculável. E o que não falta é gente interessada nas bichinhas. Elas já foram bem caras no passado, mas de uns tempos pra cá estão mais acessíveis, o que tem feito aumentar o número de colecionadores, gerando por tabela todo um movimento de cultivo, estudo e comercialização em torno dessas plantas. A Bienal de Orquídeas do Nordeste, cuja 5ª edição ocorre em Natal a partir desta sexta-feira (23), indo até o domingo (25), é consequência desse movimento. O evento acontece no Museu Câmara Cascudo (Tirol), numa parceria do museu com a Associação Orquidófilo do Rio Grande do Norte (SORN). A entrada é gratuita.

Flor oficial do Estado, a Cattleya granulosa Lindley é espécie mais abundante do Rio Grande do Norte


Flor oficial do Estado, a Cattleya granulosa Lindley é espécie mais abundante do Rio Grande do Norte

A Bienal de Orquídeas chega à cidade com a proposta de divulgar os estudos mais recentes sobre orquidofilia, meio ambiente e preservação. O evento terá uma extensa programação de palestras, oficinas e uma grande exposição de orquídeas – a EXPOSORN, que chega a sua 27ª edição. Ao longo da bienal também acontecerão apresentações culturais e um concurso com entrega de troféus para as orquídeas premiadas.

“O público verá orquídeas numa grande variação cromática. É uma boa oportunidade para conhecer a cultura orquidófila,  saber os novos estudos que as associações estão produzindo, também teremos algumas espécies à venda. Todo mundo que está vindo está trazendo suas plantas”, conta o orquidófilo Edison Antonio de Mattos. Ele cultiva orquídeas há pelo menos 33 anos. Seu orquidário, Jardins Suspensos, fica na Estrada do Lago Azul, na Colônia de Pium, em Nísia Floresta. É onde cultiva cerca de 17 mil plantas, com destaque para as flores de corte do gênero Vanda e Cattleya, e onde presta serviços de conscientização ambiental. “As orquídeas são as plantas mais deslumbrantes do planeta. Tem texturas e cores muito diferentes das outras flores”.

Edison conta que há um interesse maior por orquídeas e que é possível encontrar espécies a preços acessíveis. Mas ele lembra que o cultivo dessas plantas é ainda é algo de custo. “Ainda não dá pra dizer que é algo muito democrático, por causo do custo alto, alguns adubos precisam ser importados, mas temos visto nas exposições mais gente se interessando”, diz o orquidófilo.

Ele também dá as dicas para quem pretende adquirir uma nova planta. “É muito importante ver o ambiente que se tem em casa, o microclima, pra saber qual planta se adapta melhor. Mas antes de tudo é preciso estudar, saber como se cultiva esse tipo planta, os cuidados que se deve ter”, comenta. Edison fala que até é possível cultivar orquídeas em apartamento, mas é algo que requer bastante atenção. “Temos gente na associação (SORN) que cultiva em apartamento. Você submete a planta a uma adaptação importante, então é preciso ter conhecimento na área para esse tipo de cultivo”.

Orquídea potiguar
A Bienal é uma ótima oportunidade para a população de Natal conhecer de perto a flor símbolo do Rio Grande do Norte. Chamada “Cattleya granulosa Lindley”, essa orquídea foi instituída em maio, através da Lei nº10.508, como a flor oficial do Estado. O decreto também estabeleceu a última semana de agosto como a “Semana de valorização, conservação e preservação da Cattleya granulosa no estado no Rio Grande do Norte”.

5ª Bienal de Orquídeas do Nordeste expões plantas


5ª Bienal de Orquídeas do Nordeste expões plantas

De acordo com Edison, a “Cattleya granulosa Lindley” é uma espécie de orquídea nativa da região Nordeste, com abrangência aqui no Estado, principalmente no litoral, mas sendo encontrada até a Bahia. “É uma planta exuberante, a mais bela da região. Sua variação cromáticas vai do vinho, passando pelo amarelo, verde. É uma planta incrível”, afirma.

Mas é bom lembrar que a “Cattleya granulosa Lindley” está ameaçada de extinção, inclusive já figurando nas listas oficiais de espécies ameaçadas pela Convenção Internacional sobre o Comércio de Espécies da Flora e Fauna Selvagem em Perigo de Extinção. Elevá-la a símbolo estadual, iniciativa que partiu da SORN, foi uma maneira que os orquidófilos encontraram para buscar uma forma de preservação e valorização da espécie. “É até bom ressaltar que é crime ambiental retirar essas plantas da natureza”, lembra o especialista.

Serviço
5ª Bienal de Orquídeas do Nordeste em Natal

De 23 a 25 de agosto

Local: Parque do Museu Câmara Cascudo (Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol)

Entrada gratuita.
Programação:

Dia 23
15h30 – Abertura da V Bienal de Orquídeas do Nordeste e da EXPORN

16h – Atração Cultural com Sâmela Ramos e Leonardo Pereira

Dia 24
8h30 – Palestra e Oficina: “Cultivo de Bulbophyllum”

10h – Palestra: “Cultivo de bromélias”

11h – Julgamento das orquídeas

14h – Palestra: “Catasetum – cultivo e curiosidades”

15h – Palestra: “Cattleya granulosa – Flor símbolo do RN”

16h Palestra: “O gênero Cattleya e seus híbridos – um pequeno recorte histórico”

Dia 25
8h30 – Oficina: “Cultivo de orquídeas”

9h30 – Palestra: “Uso judicioso de defensivo na orquidofilia”

10h30 – Palestra: “Cattleya granulosa no RN”

14h – Mesa Redonda: “O Papel da Orquidofilia no Nordeste”

15h30 – Entrega dos troféus das orquídeas premiadas e encerramento.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas