quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Bilhetagem unificada será implantada em dezembro

- Publicidade -

Representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), dos sindicatos das empresas de ônibus e de permissionários do transporte público definiram em reunião ontem, 2, na sede da secretaria, as regras de negócio para implantar a comercialização de passagens de forma unificada. Assim, passageiros de ônibus e alternativos terão acesso aos dois tipos de veículos com o mesmo cartão. Com a conclusão das regras, a expectativa é que o prefeito homologue a unificação até o início da próxima semana e que o sistema seja implantado, após a fase de teste, em dezembro deste ano.
Em reunião na STTU, empresários de ônibus e de alternativos fecharam as regras da comercialização
O consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn), Nilson Queiroga, disse que, “se não for preciso mudar a tecnologia, os cartões e dinheiro atual poderão ser usados normalmente” após a implantação da bilhetagem. Mas, segundo o assessor jurídico da STTU, Teles Márcio dos Santos, isso ainda não está totalmente definido. Paralelamente, o Sindicato de Permissionários do Transporte Opcional de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sitoparn) também venderá passagens, com um outro sistema de tecnologia, mas interligado ao do Seturn – que opera atualmente o sistema de bilhetagem eletrônica dos ônibus de Natal.

Com as máquinas em todos os ônibus e alternativos da cidade, passageiros poderão usar o mesmo cartão de passagens nos dois tipo de veículo. Atualmente, apenas os ônibus ou microônibus terceirizados pelas empresas aceitam o NatalCard de passagens. Ônibus e alternativos também funcionarão conjuntamente em relação à integração. De acordo com a STTU, a integração (segunda passagem gratuita se usada no período entre 10 minutos e um hora em dois veículos de terminais distintos) será da mesma forma que ocorre atualmente, incluindo os alternativos.

Como trabalharão com tecnologias distintas, mas no sistema de transporte integrado, o Sitoparn e Seturn vão comercializar passagens para o sistema. Para cada passagem vendida pelo Seturn e usada em veículo do Sitoparn, as empresas de ônibus vão repassar 6% do valor unitário (R$ 2,35) aos permissionários e vice-versa. A venda de meia passagem estudantil, conforme decidido em acordo, ficará com o Seturn.

Para controlar o sistema, a STTU receberá relações do Seturn e Sitoparn sobre as passagens vendidas. Também será fiscalizado o uso das máquinas nos veículos e cumprimento de horários. Para essa última, foi exigido junto à implantação do aparelho registrador de passagens a instalação de GPS nos alternativos e ônibus.

Até que entre em funcionamento, o documento com as definições será encaminhado hoje, 3, ao Instituto Rua Viva, que está prestando consultoria à prefeitura no trâmite da bilhetagem. A empresa tem dois dias para avaliar e devolver o documento, que será levado ao prefeito Carlos Eduardo entre o fim desta semana e o início da semana que vem. Após a assinatura do contrato, haverá 20 dias para apresentação do projeto executivo, seguido de 30 dias para início dos testes e, posteriormente, mais 30 para implantação definitiva do sistema.

Somando 177 permissões para alternativos atuarem no transporte público, o Sitoparn afirma que dessas estão rodando cerca de 90. Dessas, 40 foram terceirizadas por empresas de ônibus e atuam já com o sistema dos demais ônibus da cidade, enquanto outras 50 circulam aceitando apenas dinheiro. Mas, o sindicato pretende retomar as demais concessões e linhas junto à implantação da bilhetagem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas