sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Biomas e defesa da vida (II)

- Publicidade -

Na Campanha da Fraternidade 2017, a ser lançada na próxima quarta-feira(1º), iniciando a Quaresma, com o tema ”Biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema: ”Cultivar e guardar a criação” tem no texto-base elaborado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma análise sobre o bioma da Caatinga. Diz que “é o bioma brasileiro  sobre o qual se tem mais desinformação, preconceitos e estigmas”. Criou-se no imaginário nacional “a ideia do espaço, como se a vegetação estivesse morta e não hibernada”. Acrescenta que “as ideias do fatalismo e de uma região  inviável tomaram conta do olhar e da imaginação do Brasil e do mundo”.  

FUTURO O livro “A guerra da água”, do cientista alemão Harald Welzer, publicado pela geração Editorial, tem uma abordagem sociológica em relação ao mundo do século 21, retratando o comportamento da sociedade diante da batalha da humanidade pela água. Ele fala do momento de escassez da água e as consequências catastróficas que causaria na humanidade, por conta do uso desmedido de recursos naturais.

Conta (I)
Vai custar caro à humanidade se deixar o aquecimento global em níveis elevados. O calor deve reduzir a produtividade, suspender jornadas e afetar o PIB especialmente de países pobres da África e da Ásia. Quem ainda pode fazer adutoras e açudes que faça agora.

Conta (II)
Um estudo do pesquisador Tord Kjellstrom, que liderou o grupo de estudos no centro de pesquisas Health & Environment International Trust, na Nova Zelândia prevê que as temperaturas elevadas vão tornar cada vez mais difícil a vida dos trabalhadores no mundo.

CALENDÁRIO Pra muita gente no Brasil, o ano só começa de verdade depois do carnaval, portanto, dia 2 de março, quinta-feira. No próximo ano, com o carnaval de 11 a 13 de fevereiro, o ano começará mais cedo?

Dívida é inibidor
As dificuldades levaram cerca de 54% dos microempreendedores do RN à inadimplência. Segundo o Sebrae e de acordo com dados da Receita Federal, apenas 45,5% dos mais de 88,1 mil micro individuais (MEI) do estado pagaram a contribuição mensal do programa em janeiro. Certamente, a grande maioria dos MEIs é de desempregados que tentaram viabilizar um negócio próprio.

COMBUSTÍVEL Os postos de combustíveis em Natal e Região Metropolitana abriram uma concorrência sadia, em busca do consumidor. Tem posto oferecendo o litro da gasolina comum a partir de R$ 3,78. Dentro da cidade, vários postos estão com o preço em R$ 3,79.

1
As empresas têm até amanhã (27), para enviar a declaração de Imposto de Renda (DIRF). O contribuinte também deve se organizar para a entrada da declaração. De acordo Francisco Arrighi, diretor da Fradema Consultores Tributários, deixar a análise das despesas que serão inclusas na declaração para a última hora não é a melhor opção, principalmente aquelas que irão realizar a declaração pela primeira vez.

2
A Receita Federal  começa a receber a Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física para o exercício de 2017, ano-calendário 2016, no próprio site da RFB a partir de quinta-feira, 2, e os contribuintes que usaram do aplicativo “Rascunho” em 2016, agora poderão através de uma senha criada pelo próprio usuário migrar os dados do documento para o IR 2017, reduzindo a incidência de erros e facilitando  a ação.

3
A Receita Federal puxou de 14 para 12 anos a idade mínima exigida para inscrição no CPF. A exigência é  para inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, das pessoas que constem como dependentes em Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). Segundo a instrução, as pessoas físicas, mesmo que não estejam obrigadas, podem solicitar a sua inscrição.

LEGISLAÇÃO (I) O Conselho do Agronegócio, junto com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), estarão coordenando um encontro para discutir a atualização e como evoluir a legislação trabalhista no campo. A necessidade de uma reforma trabalhista é um tema que está diretamente ligado à cafeicultura brasileira, tendo em vista que grande parte dos custos de produção vem do emprego de mão de obra.

LEGISLAÇÃO (II) Outro segmento do empresariado nacional que deseja discutir a reforma  trabalhista, principalmente, a terceirização de serviços  é o da área de conservação e limpeza. Querem se reunir com o relator da proposta de reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho, para apresentar as sugestões do empresariado.

ESTÁGIO O Ministério Público Federal (MPF) em Assu abre inscrições para o  estagio de Direito. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março,  das 10h às 16h, nos dias úteis e são gratuitas. O interessado deve preencher o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico.

INTERCÂMBIO O Banco do Nordeste levará três empreendedores de startups da região para intercâmbio de uma semana em Israel, país considerado polo mundial de inovação. Serão escolhidos projetos com foco no uso eficiente e reuso de água, smart cities (cidades inteligentes) e uma terceira iniciativa de tema livre, Inscrição até o próximo dia 3, pela internet na página do Hub Inovação Nordeste (Hubine): hubine.bnb.gov.br.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas