quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Biometria já atinge 11% dos eleitores

- Publicidade -

Vinícius Menna – repórter

Em 17 dias da atualização do cadastro eleitoral com digitais e foto do eleitor, a chamada de revisão biométrica, dos cerca de 530 mil eleitores natalenses que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) pretende recadastrar, 11,06% tinham realizado o procedimento. A revisão biométrica segue até o dia 14 de dezembro. O objetivo é aumentar a segurança das votações brasileiras.
Revisão prossegue até o dia 14 de dezembro. Natal é a 41ª cidade do Estado que faz a atualização
#SAIBAMAIS#A revisão biométrica é feita de segunda a sexta-feira e começou em Natal no dia 17 de julho e está sendo realizada na sede do TRE-RN, na Avenida Rui Barbosa. Os atendimentos são realizados de segunda à sábado, das 8h às 18h, com exceção dos feriados. Cerca de 40 municípios do Rio Grande do Norte passaram pelo processo.

O eleitor pode ser atendido através de um agendamento feito pela internet, através do site www.tre-rn.jus.br ou pelo telefone 3654-5000. “No site tem um link para onde aparecem as opções para agendar o procedimento ou consultar o agendamento, caso o eleitor já tenha marcado a data”, explica o gerente de atendimento do TRE-RN, Arley Sousa.

O TRE recomenda que os eleitores façam o agendamento de acordo com os meses de nascimento. Para quem nasceu de janeiro a março, o cadastramento segue até o dia 17 deste mês. Os nascidos entre abril e junho podem fazer a atualização de 19 de agosto a 14 de setembro.

Aniversariantes de junho a agosto podem agendar de 16 de setembro a 11 de outubro. Já os nascidos nos três últimos meses do ano podem agendar o atendimento para o período que vai de 14 de outubro a 9 de novembro.

Para aqueles que não puderem fazer o cadastramento nos meses anteriores, o TRE-RN reservou o período de 11 de novembro a 14 de dezembro para realizar o procedimento.

“Esse calendário foi proposto para racionalizar o atendimento e atender melhor o eleitor. Se todos viessem de uma só vez nossa capacidade não suportaria”, explicou Arley Sousa.

Para atualizar o cadastro, os documentos necessários são carteira de identidade (RG) e comprovante de residência. “Quem vai fazer o título pela primeira vez ou quer transferir para Natal deve levar, além dos originais, uma cópias dos documentos”, acrescenta o gerente de atendimento.

Segundo Arley Sousa, em média 3.500 pessoas atualizam o cadastro eleitoral diariamente junto ao TRE-RN. Mais de cem guichês foram disponibilizados e o eleitor passa cerca de 15 minutos entre o momento que chega e a conclusão do atendimento.

A auxiliar de enfermagem aposentada Severina da Costa, de 75 anos, ficou impressionada com a rapidez e classificou o atendimento como “ótimo”, “competente” e “organizado”. “Não teve dificuldade. Não gastei nem 10 minutos”, relatou.

A estudante de Administração Ingrid Catarino, de 19, também se disse surpreendida com a celeridade do procedimento. “Achava que ia esperar mais, pelo menos meia-hora para ser atendida. Foi muito tranquilo”, disse ela.

Panorama da revisão biométrica

O TRE recomenda que o agendamento seja feito de acordo com os meses de nascimento.  Veja o calendário:

17/07 a 17/08

aniversariantes de janeiro, fevereiro e março;

19/08 a 14/09

aniversariantes de abril, maio e junho;

16/09 a 11/10

aniversariantes de julho, agosto e setembro;

14/10 a 09/11

aniversariantes de outubro, novembro e dezembro;

11/11 a 14/12

aniversariantes de todos os meses.
Documentos necessários:

Carteira de Identidade (RG)

Comprovante de residência (CEP de Natal)

* Quem vai fazer o título pela primeira vez ou quer transferir para Natal deve levar também cópias dos documentos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas