quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Bispos da Renascer são liberados

- Publicidade -

São Paulo (AE) – Sonia Hernandes, fundadora da Igreja Renascer, ganhou liberdade condicional ontem pela manhã da prisão para imigrantes em que estava detida em Miami, nos Estados Unidos. Seu marido, Estevam Hernandes, também líder da Igreja, havia sido solto na noite de quinta-feira de outro presídio, o Krome Service Processing Center, na mesma cidade. A decisão teria partido da própria Polícia de Imigração dos EUA. Nenhum deles teve de pagar fiança, o que já havia sido feito nesta semana, quando foram transferidos de uma prisão federal para as detenções de imigrantes.

Eles foram soltos em liberdade condicional dentro do chamado “programa de supervisão intensiva” e terão de usar braceletes com chips para que seus movimentos sejam monitorados, além de se recolher a sua casa antes das 17 horas. As autoridades não informaram qual o destino do casal até o dia da audiência que têm com a Justiça americana no dia 24. Os Hernandes têm parentes no sul da Flórida, inclusive uma nora em Orlando, a 300 km de Miami.

A liberdade de Sonia e Estavam não interferirá no processo de extradição que corre na Justiça brasileira. “Não há alteração nenhuma e o processo continua”, diz Arthur Lemos, promotor do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). “Assim que a presença deles não for mais necessária nos EUA, serão mandados de volta para cá.”

Segundo ele, os Hernandes não podem deixar os EUA. Eles foram presos no aeroporto de Miami ao tentar entrar no país com dólares escondidos na bagagem. O casal havia declarado U$ 10 mil de um total de US$ 56,5 mil às autoridades alfandegárias. Segundo informações da própria alfândega, havia dinheiro escondido até dentro de uma Bíblia. Lemos não acredita que, em liberdade, eles possam tentar fugir. “Serão monitorados pelas autoridades americanas e brasileiras.”  

Desde que as denúncias contra os fundadores da Renascer começaram a surgir, freqüentadores e funcionários de suas igrejas passaram a procurar o Ministério Público para confirmar e fazer novas denúncias contra os Hernandes. “Também temos recebido os cumprimentos de muitos evangélicos, satisfeitos com a condução do caso.”

O advogado do casal, Luiz Flávio D’Urso, presidente da OAB-SP, afirma que os Hernandes já estão em liberdade em território americano, no entanto, nega a condicional. D’Urso afirma não ter informações sobre qualquer tipo de restrição imposta pelo judiciário americano aos líderes da Renascer, nem sabe informar a localização atual do casal.

Durante a tarde de hoje, informações davam conta de que o casal teria ido para sua mansão em Boca Raton, litoral da Flórida, depois de libertados, o que não foi confirmado por D’Urso.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas