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Black Friday Brasil espera movimentar R$ 340 milhões

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Nesta sexta-feira (29), ocorre a quarta edição do Black Friday Brasil. Serão 24 horas com ofertas de produtos e serviços com descontos das principais lojas do país. Centenas de lojas virtuais participam da ação, que espera movimentar mais de R$ 340 milhões nesta edição. 
Neste ano, participam do site BlackFriday.com.br empresas como Netshoes, Walmart.com.br, Magazine Luiza, Cia. Hering, Coca Cola Clothing, RiHappy, TAM, Americanas.com, entre outras. A previsão do portal Busca Descontos – responsável pelo site www.blackfriday.com.br – é de que as vendas do e-commerce na data cresçam mais de 50% em relação ao Black Friday de 2012, quando foram vendidos R$ 217 milhões, segundo a ClearSale, empresa especializada em soluções para autenticação de vendas no e-commerce. De acordo com a previsão do portal, mais de 850 mil pedidos de compra devem ser realizados no dia 29 de novembro.
No site www.blackfriday.com.br serão publicados cerca de 4.500 ofertas de produtos e serviços das lojas participantes. As categorias de produtos eletrônicos, informática, celulares, eletrodomésticos, games, moda e acessórios devem ser as mais procuradas pelos consumidores. Porém, a ação de 2013 também terá ofertas em segmentos como saúde e beleza, petshop, passagens aéreas, brinquedos, casa e decoração, instrumentos musicais, fitness, viagens, livros e revistas e até produtos automotivos.
O Black Friday Brasil é inspirado na tradicional data do varejo americano, que ocorre todos os anos em novembro, logo após o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). A fim de limpar os estoques para as festas do final de ano, sair do vermelho e chegar ao preto (de onde vem o nome), as lojas abrem por 24 horas e oferecem promoções.
Cuidados
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Camara-e.net, criou um Código de Ética para o Black Friday 2013. As lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a uma série de compromissos como transparência na divulgação de ofertas, regras no envio de e-mail e definições no atendimento ao cliente.
As ofertas das lojas que aderiram ao Código de Ética da Camara-e.net serão identificadas com o “Selo Black Friday Legal”. “Caso a empresa não cumpra com o acordo, a mesma poderá sofrer suspensões e não mais poder usar o selo”, afirma Gerson Rolim, Diretor de Marketing da Camara-e.net. O código de ética está disponível no site: http://camara-e.net/blackfriday/.
O que as lojas preparam
Netshoes
A Netshoes disponibilizará mais de mil produtos com descontos para o Black Friday, contemplando todas as categorias esportivas da loja, como running, futebol, casual, basquete, bike, entre outras. Na edição do ano passado, a empresa registrou aumento de 300% no número de acessos à loja (quando comparado à média das últimas quatro sextas-feiras que antecederam a ação). “Já que a aquisição de novos clientes é um dos objetivos desta ação, a experiência impecável de compra é fator determinante para garantir que eles voltem a comprar conosco”, afirma Renato Mendes, gerente de marca e assuntos corporativos da Netshoes. A loja participa do Black Friday Brasil desde a primeira edição.
Magazine Luiza

A Magazine Luiza terá ofertas em todas as categorias do site, com um grande mix de produtos. “Montamos uma operação especial de retaguarda, que envolverá diversas áreas importantes da empresa, tais como, atendimento a clientes, operações, logística e T.I. Todas estão preparadas para receber e dar vazão a demanda de todos os clientes”, conta Ilca Sierra – Gerente Geral de Marketing E-commerce da Magazine Luiza.
Lojasmm.com
A Lojasmm.com prepara cerca de 60 ofertas com descontos agressivos, com destaque para as categorias de informática, móveis, eletrônicos e principalmente celulares. “Esperamos superar todos os recordes da história da loja em um dia, mas a nossa maior preocupação em relação ao Black Friday é realizar uma campanha de qualidade, atendendo as necessidades e expectativas dos clientes em relação a preços, descontos e serviço”, afirma Bruno França, Gestor de Marketing Digital Lojasmm.com.
Cia. Hering
Participante da ação pelo segundo ano consecutivo, a Cia. Hering também aposta em um aumento de vendas no dia 29 de novembro.  “Os consumidores podem esperar descontos reais em nossos produtos. Buscaremos manter uma capacidade de estoque que possibilite atender estes consumidores, bem como preparar nossa infraestrutura para suportar o tráfego esperado para a data.”, afirma Rubem Razões, gerente operacional de e-commerce da Cia. Hering.
Rakuten
O shopping virtual Rakuten espera que as vendas no dia do Black Friday superem em 250% as de um dia normal. “Mais de 100 lojas do shopping da Rakuten em 30 diferentes categorias de produtos vão participar do Black Friday”, conta Ricardo Jordão Magalhães, Chief Marketing Officer da Rakuten Brasil – filial da Rakuten do Japão, um dos maiores marketplaces de lojas virtuais do planeta.
Livraria da Folha
A Livraria da Folha pretende oferecer um leque de aproximadamente 200 ofertas em todas as categorias do site, como livros, dvds, games e cd’s. Segundo Edson Cruz, Gerente de E-commerce da Livraria da Folha, a expectativa é de que as vendas da loja no Black Friday superem entre 300% e 400% as de um dia normal.
Saraiva
A loja virtual da Saraiva terá produtos com descontos em categorias como Livraria, Games, Papelaria, Telefonia, Informática e Eletrônicos. A empresa espera vender 6 vezes mais do que um dia normal, com incremento de 500% no volume de transações. “A Saraiva está tratando o Black Friday com uma data especial. Estamos bem estruturados para receber o tráfego e demanda de nossos consumidores e novos clientes”, afirma Felipe Marti,  Coordenador de Mídias Digitais da Saraiva.
Dell
A Dell oferecerá descontos em toda a linha de computadores para usuários finais (tablets, notebooks, ultrabooks, desktops e All-in-One). “A meta é superar os resultados do Black Friday 2012, nos quais a Dell comercializou o equivalente a uma semana inteira, em apenas 24 horas”, revela Rosandra Silveira, Diretora Executiva da Dell Brasil.
Accor Hotels
A rede Accor Hotels terá ofertas em hospedagem em 2 mil hotéis, desde luxo até a categoria econômica. “Nossa expectativa é ganhar visibilidade através da ação e incremento em vendas online. Esperamos ter 25% de aumento em audiência e 30% em vendas”, comenta Silvia Regina Silva Belluzzo, Gerente de Web Marketing & e-commerce do grupo na América Latina.
Nuuvem
A loja virtual Nuuvem terá mais de 250 ofertas especiais em games. “Esperamos que não apenas nós, mas todos os lojistas, respeitem o consumidor e oferecem de forma honesta preços e promoções reais. Desta forma, a Black Friday no Brasil só irá crescer beneficiando a todos os envolvidos”, afirma Thiago Diniz, CEO da Nuuvem.
Netfarma
Estreante no Black Friday, a Netfarma terá mais de mil itens em promoção em categorias como: Maquiagens, Perfumes, Proteção Solar, Mamãe e Bebe, Higiene Pessoal e Produtos de Beleza. 
TVZ
Na TVZ serão mais de 300 produtos com desconto em todas as categorias, como vestidos, calças, camisas, sapatos e acessórios. A expectativa é aumentar as vendas em 30% em relação a um dia comum. “Acreditamos muito nesse número, pois esperamos um número de acessos 10 vezes maior que o normal”, explica Roney Almeida , gerente de e-commerce da TVZ.
Estrela10
Este ano a Estrela10 entra no evento com cerca de 1.000 produtos, principalmente Utilidades Domésticas e Instrumentos Musicais. A expectativa é o número de pedidos no Black Friday, em relação a um dia comum antes da data, suba em torno de 650%. 
Von Dutch
Estreante na ação, a loja Von Dutch oferece descontos em suas linhas de camisetas, bonés e mochilas.
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