Black Friday tem horário estendido

Publicação: 2014-11-27 00:00:00
O comércio realiza amanhã a Black Friday Brasil, dia de promoções que engloba sites e lojas físicas – alguns deles com promessas de preços mais baixos e frete grátis. Em Natal, shoppings estão anunciando não só descontos, como horário de atendimento ampliado ao público. O Partage Norte Shopping Natal, na Zona Norte, abrirá as 7h. Porém, até às 10h, a abertura das lojas será facultativa. De acordo com o empreendimento, já estão confirmadas marcas como Magazine Luiza, Insinuante, Atacadão dos Eletros, C&A, Marisa, Miranda Computação e Mardelle Lingerie. Os descontos previstos não foram divulgados.
Na internet, a Black Friday também promete ofertas: O site www.BlackFriday.com.br reúne opções
No Natal Shopping, a promessa é de estender as promoções de amanhã até o domingo. Segundo o shopping, há descontos de até 60%. O estacionamento também terá o valor reduzido: desconto de até 60%, mas só na sexta-feira. Em nota, o shopping informou que estará aberto durante mais tempo nos dois primeiros dias. Na sexta, as lojas funcionarão entre 8h e 23h; já no sábado, abrem das 10h às 23h e no domingo, das 11h às 22h. A praça da alimentação vai funcionar em  horário normal. As lojas participantes estarão identificadas com o adesivo “Aqui Tem Black Friday” nas vitrines. Entre elas estão a Graciosa, Colcci, Gato & Sapato, Highstil, Rio Center, Rommanel, Polishop, Rabusch, Bobstore, Dermage, Drusa, Equus, La Femme e Jorge Bischoff.

Na internet também não deverão faltar ofertas. As promoções dos maiores e-commerces do País estarão no portal www.BlackFriday.com.br a partir da meia-noite do dia 28. Oppa, Saraiva, Marisa, Magazine Luiza, Dell, CVC, Azul, Hotel Urbano, Privalia, Adidas, Brastemp, Shoptime, Submarino, Submarino Viagens, Americanas.com e Consul são alguns dos participantes.

Cuidados
O Procon  Natal lembra que a comercialização de produtos e serviços em loja física ou online deve seguir as determinações do Código de Defesa do Consumidor. Nas compras pela internet, o consumidor tem o prazo de 7 dias, do recebimento da mercadoria, para o arrependimento, ou seja, pode cancelar o negócio, sem que qualquer valor lhe seja cobrado. Se o produto for entregue com defeito, o estabelecimento tem 30 dias para resolver o problema. Caso contrário, o consumidor pode escolher entre receber uma mercadoria nova ou o reembolso.

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O órgão orienta ainda que o consumidor faça uma pesquisa de preços antes de começar o evento para escapar de falsas promoções. Além disso, é importante guardar documentos – até prints de “telas” - que comprovem a compra e o que foi prometido pela empresa. “O Procon lembra ainda que todo produto tem garantia legal de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis como eletrodomésticos, por exemplo”.

O Black Friday é inspirado na tradicional data do varejo americano, que ocorre todos os anos em novembro, logo após o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). A fim de limpar os estoques para as festas do final de ano, sair do vermelho e chegar ao preto (de onde vem o nome), as lojas abrem mais cedo e oferecem promoções.

De olho nas empresas
A Serasa Experian lançou uma ferramenta para os consumidores durante a Black Friday. Entre os dias 28 e 30, está disponibilizando um site para consulta gratuita sobre a situação financeira de qualquer empresa do Brasil. Com a pesquisa do CNPJ no VocêConsulta Empresas (www.serasaconsumidor.com.br), é possível saber sobre a existência legal da companhia e se ela não está à beira da falência. Também é possível visualizar o endereço, telefone, ações judiciais, ocorrências de protestos e cheques sem fundos.

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