quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Blocos aquecem os tambores

- Publicidade -

Botar o bloco na rua é a ordem deste fim de semana pré-carnavalesco. As agremiações mais animadas já prepararam suas bandas, camisetas, foliões e vão animar vários pontos de Natal. Entre Ponta Negra,  Petrópolis e Cidade Alta, sairão às ruas os blocos Suvaco do Careca, Bloco de Petrópolis, e Aponta, cada qual ajudando a manter viva – e animada – a cultura da folia ao ar livre.
Preto no Branco leva os clássicos do samba ao bloco de Petrópolis
Folia na areia

O Aponta é o bloco que pega o caminho da praia para celebrar Momo. A turma já tem cinco anos de carnaval, e vai sair neste sábado, a partir das 13h. A concentração será à beira-mar de Ponta Negra, em frente ao hotel Manary. Às 14h entra o grupo de percussão Folia de Rua; às 15h a banda sairá sob a regência do maestro Gilberto Cabral, em direção ao Morro do Careca. Às 18h terá show – privado – da banda Fobica na Jubila, no bar e restaurante Old Five. O acesso ao local se dará apenas com camiseta. Preço: R$50.

A Orquestra de Frevo Aponta será formada por 30 músicos e vai tocar um repertório rico em frevos e marchinhas, valorizando em especial os compositores potiguares. A expectativa para 2017 é de arrastar cerca de quatro mil pessoas pelas areias da praia. Um diferencial do bloco sempre  foi o desfile na praia, ao lado da irreverência, diversidade, e o incentivo à musicalidade dos artistas locais.

Petrópolis cai no samba

A tradição carnavalesca do bairro de Petrópolis será festejada em um bloco que carrega o nome do bairro. O Bloco de Petrópolis sairá pela primeira vez no fim de semana que antecede o carnaval. A prévia acontece no Largo do Atheneu, sábado, na rua Seridó (lateral do Atheneu), às 17h, animado pelas bandas Mesa 12, Samba Preto no Branco e o grupo de batucada Batukedô.

Mesa 12 é uma das atrações mais tradicionais do pagode natalense. Com 14 anos de estrada, já conquistou seu espaço entre o público reunindo o melhor do samba, pagode mas também clássicos do forró, sertanejo, axé, pop, arroxa e brega. Já o Batukedô traz a magia dos sambas de grandes escolas, com mestre Arcanjo no comando. E o Samba Preto no Branco, que recupera clássicos do ritmo. Vendas antecipadas na Bransk (Midway). Tel.: 99418-9794.
Bloco APonta desfila neste sábado na orla de Ponta Negra
Frevo e samba

O bloco Suvaco do Careca promove seu último ensaio neste domingo, a partir das 15h, com concentração em frente a Trattoria Bella Napoli, em Ponta Negra. Frevos, marchinhas e sambas estão garantidas para a trilha sonora. O acesso é gratuito. Será conduzido e animado pela Orquestra Dragões do Frevo, e mais quinze instrumentistas da bateria da escola de samba Balanço do Morro. O bloco fará uma breve giro pelas redondezas para aquecer os foliões – o ponto de partida e de chegada será o restaurante Bella Napoli.

Além do repertório tradicional, terá passistas e casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Balanço do Morro, e o boneco gigante que simboliza o bloco. A aposta do Suvaco é a forma mais democrática de folia: pé no chão, sem cordas e um clima familiar. O bloco possui três músicas autorais, a terceira marchinha foi lançada durante os ensaios para o Carnaval 2017.

Não empurre, não!

A Cidade Alta se agita com a saída do bloco Não Empurre, Não!, sábado, a partir das 16h. Uma bandinha de frevo vai circular por alguns trechos do centro histórico. A prévia faz parte das movimentações carnavalescas promovidas pelo Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências  – SAMBA. Em 2017 o bloco homenageia o historiador Eduardo Alexandre – o Dunga -, que já foi presidente da Associação. Acesso gratuito.
Suvaco da Careca faz seu aquecimento no domingo, ao pé do morro
Osmala do Barro Vermelho

O bloco “Os Mala do Barro Vermelho – Resgatando os Antigos Carnavais” faz a sua prévia de carnaval neste domingo (19/02), das 12h às 18h, na sede do bloco, na Rua Jaguarari, no Barro Vermelho. A prévia contará com uma roda de samba puxada por Mago da Silva e o grupo Sambasesqueménois. O repertório tem sua essência no partido-alto, utilizando outros elementos musicais em clássicos como “Tem caldo de quê?”, “Eita Beat” e “O partido delas”. O grupo é formado por Mago da silva (cavaquinho e voz), Camilo Lemos (violão e voz), Valderi Filé (Pandeiro), Clívia Leal (percussão e voz), Mukammo (surdo), com participação de Mestre Zorro (improviso de partido-alto).

Magão
De Caicó para Natal. O famoso Bloco do Magão desembarca em Natal para uma prévia carnavalesca nesta sexta-feira, no bairro de Petrópolis. O percurso parte da lateral da rádio 96 FM, na av Deodoro. Depois segue pela Potengi até o largo do Atheneu. As camisetas de acesso estão esgotadas. 
Atualizado em 17.02.2017
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas