Blocos aquecem os tambores

Publicação: 2017-02-17 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Botar o bloco na rua é a ordem deste fim de semana pré-carnavalesco. As agremiações mais animadas já prepararam suas bandas, camisetas, foliões e vão animar vários pontos de Natal. Entre Ponta Negra,  Petrópolis e Cidade Alta, sairão às ruas os blocos Suvaco do Careca, Bloco de Petrópolis, e Aponta, cada qual ajudando a manter viva – e animada – a cultura da folia ao ar livre.
DivulgaçãoPreto no Branco leva os clássicos do samba ao bloco de PetrópolisPreto no Branco leva os clássicos do samba ao bloco de Petrópolis

Folia na areia

O Aponta é o bloco que pega o caminho da praia para celebrar Momo. A turma já tem cinco anos de carnaval, e vai sair neste sábado, a partir das 13h. A concentração será à beira-mar de Ponta Negra, em frente ao hotel Manary. Às 14h entra o grupo de percussão Folia de Rua; às 15h a banda sairá sob a regência do maestro Gilberto Cabral, em direção ao Morro do Careca. Às 18h terá show – privado - da banda Fobica na Jubila, no bar e restaurante Old Five. O acesso ao local se dará apenas com camiseta. Preço: R$50.

A Orquestra de Frevo Aponta será formada por 30 músicos e vai tocar um repertório rico em frevos e marchinhas, valorizando em especial os compositores potiguares. A expectativa para 2017 é de arrastar cerca de quatro mil pessoas pelas areias da praia. Um diferencial do bloco sempre  foi o desfile na praia, ao lado da irreverência, diversidade, e o incentivo à musicalidade dos artistas locais.

Petrópolis cai no samba

A tradição carnavalesca do bairro de Petrópolis será festejada em um bloco que carrega o nome do bairro. O Bloco de Petrópolis sairá pela primeira vez no fim de semana que antecede o carnaval. A prévia acontece no Largo do Atheneu, sábado, na rua Seridó (lateral do Atheneu), às 17h, animado pelas bandas Mesa 12, Samba Preto no Branco e o grupo de batucada Batukedô.

Mesa 12 é uma das atrações mais tradicionais do pagode natalense. Com 14 anos de estrada, já conquistou seu espaço entre o público reunindo o melhor do samba, pagode mas também clássicos do forró, sertanejo, axé, pop, arroxa e brega. Já o Batukedô traz a magia dos sambas de grandes escolas, com mestre Arcanjo no comando. E o Samba Preto no Branco, que recupera clássicos do ritmo. Vendas antecipadas na Bransk (Midway). Tel.: 99418-9794.
DivulgaçãoBloco APonta desfila neste sábado na orla de Ponta NegraBloco APonta desfila neste sábado na orla de Ponta Negra

Frevo e samba

O bloco Suvaco do Careca promove seu último ensaio neste domingo, a partir das 15h, com concentração em frente a Trattoria Bella Napoli, em Ponta Negra. Frevos, marchinhas e sambas estão garantidas para a trilha sonora. O acesso é gratuito. Será conduzido e animado pela Orquestra Dragões do Frevo, e mais quinze instrumentistas da bateria da escola de samba Balanço do Morro. O bloco fará uma breve giro pelas redondezas para aquecer os foliões – o ponto de partida e de chegada será o restaurante Bella Napoli.

Além do repertório tradicional, terá passistas e casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Balanço do Morro, e o boneco gigante que simboliza o bloco. A aposta do Suvaco é a forma mais democrática de folia: pé no chão, sem cordas e um clima familiar. O bloco possui três músicas autorais, a terceira marchinha foi lançada durante os ensaios para o Carnaval 2017.

Não empurre, não!

A Cidade Alta se agita com a saída do bloco Não Empurre, Não!, sábado, a partir das 16h. Uma bandinha de frevo vai circular por alguns trechos do centro histórico. A prévia faz parte das movimentações carnavalescas promovidas pelo Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências  - SAMBA. Em 2017 o bloco homenageia o historiador Eduardo Alexandre – o Dunga -, que já foi presidente da Associação. Acesso gratuito.
DivulgaçãoSuvaco da Careca faz seu aquecimento no domingo, ao pé do morroSuvaco da Careca faz seu aquecimento no domingo, ao pé do morro

Osmala do Barro Vermelho

O bloco “Os Mala do Barro Vermelho – Resgatando os Antigos Carnavais” faz a sua prévia de carnaval neste domingo (19/02), das 12h às 18h, na sede do bloco, na Rua Jaguarari, no Barro Vermelho. A prévia contará com uma roda de samba puxada por Mago da Silva e o grupo Sambasesqueménois. O repertório tem sua essência no partido-alto, utilizando outros elementos musicais em clássicos como “Tem caldo de quê?”, “Eita Beat” e “O partido delas”. O grupo é formado por Mago da silva (cavaquinho e voz), Camilo Lemos (violão e voz), Valderi Filé (Pandeiro), Clívia Leal (percussão e voz), Mukammo (surdo), com participação de Mestre Zorro (improviso de partido-alto).

Magão
De Caicó para Natal. O famoso Bloco do Magão desembarca em Natal para uma prévia carnavalesca nesta sexta-feira, no bairro de Petrópolis. O percurso parte da lateral da rádio 96 FM, na av Deodoro. Depois segue pela Potengi até o largo do Atheneu. As camisetas de acesso estão esgotadas. 

Atualizado em 17.02.2017


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários