sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Blocos correm contra o tempo em busca de apoio

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

A Prefeitura agendou para quarta-feira (6) o anúncio da programação oficial do Carnaval de Natal. Na ocasião será detalhada a logística e infraestrutura da festa deste ano, bem como serão divulgadas as atrações nacionais e locais que se apresentarão nos diversos pólos carnavalescos da cidade. Enquanto isso, os bloquinhos de rua e produtores culturais com atuação no período estão a todo vapor montando suas programações e correndo atrás de patrocínio.

Poetas, Carecas já garantiu saída e promove prévia e exposição no Praia Shopping


‘Poetas, Carecas’ já garantiu saída e promove prévia e exposição no Praia Shopping

Um dos projetos que funcionou muito bem em 2018 e que está garantido para este ano é o Grandes Carnavais. A mistura da atmosfera dos blocos de elite do passado com os bailes do aeroclube será novamente embalada pelo ritmo do carnaval carioca. Na quinta-feira (28 de fevereiro) a atração no Aeroclube será a banda do bloco Fica Comigo, sensação do Rio de Janeiro com o repertório repleto de sucessos do pagode romântico das antigas. Na mesma noite se apresenta o cantor pernambucano Rafa Mesquita. Na sexta-feira (1º) quem comanda o baile no Aero é a Bangalafumenga (RJ). O grupo retorna ao carnaval de Natal depois do elogiado show do ano passado. A programação do dia será encerrada com Diogo das Virgens, Rildo Lima e Sueldo Soares.

Em ambas as datas a animação começará com o percurso dos blocos Ressaka, Kuxixo, Puxa Saco, Saca Rolha, Bakulejo, Jardim, Jardineiros e Psyu. A concentração será às 16, no Largo do Atheneu, com trajeto pelas ruas de Petrópolis e Tirol. A brincadeira terá alegorias e será puxada pelo trio pranchão com Frevo do Xico e Fobica do Jubila. O projeto está sendo viabilizado por meio da Lei Estadual Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura. Os ingressos já estão à venda pelo site www.outgo.com.br.

Palco das Marchinhas

Outro projeto confirmado para 2019 é o Palco das Marchinhas. O baile de rua vai acontecer na sexta-feira de carnaval, em Petrópolis, com com shows de artistas locais e nacionais, além da apresentação ao vivo das marchinhas finalistas do 3º Concurso Dosinho de Marchinhas Carnavalescas. Produtor do projeto, Marcelo Veni diz que estão em jogo R$ 10 mil em premiação. Ele também lembra que as inscrições das composições vão até o dia 10 de fevereiro. O Concurso Dosinho está sendo viabilizado por meio da Lei Municipal Djalma Maranhão.

Patrocinado através da lei Djalma Maranhão, Suvaco do Careca amplia número de saídas


Patrocinado através da lei Djalma Maranhão, ‘Suvaco do Careca’ amplia número de saídas

Também no Pólo Petrópolis, a o Baile da Greiosa, de perfil mais alternativo e jovem, está garantido no domingo (3), mas a agremiação ainda busca um patrocínio para bancar a vinda de atrações de fora do Estado. Para garantir recursos, em paralelo ao trabalho de captação a Orquestra Greiosa está realizando uma série de prévias com ingresso à baixo custo. A primeira foi no sábado passado com a participação do paraense Felipe Cordeiro, que gravou participação no novo disco do grupo. As próximas prévias serão nos dias 9, com participação das bandas potiguares Ardu e Sourebel, e 24, com o pernambucano Romero Ferro.

Grandes Blocos independentes
Alguns dos mais tradicionais e animados blocos do carnaval de Natal estão na Redinha. É lá que saem, por exemplo, a Banda do Siri, o Baiacu na Vara, Os Cão. São agremiação que acontecem de forma independente, pela união dos moradores e com o apoio da Prefeitura de Natal, que arranja a orquestra de frevo. Os três blocos estão confirmados, assim como o “Carecas, Poetas, Bruxas e Lobisomens”, que completa 15 carnavais em Ponta Negra, e As Guerreiras, que vai para o seu 30º ano nas Rocas.

Um dos coordenadores do Poetas, o artista visual João Natal diz que o bloco está confirmado no sábado de carnaval em Ponta Negra. Neste ano a agremiação homenageará a xanana, flor símbolo da cidade. “Ela uma planta persistente, que resiste às adversidades. É como o bloco, que, apesar das dificuldades, está chegando aos 15 anos”, explica o artista.

João Natal conta que o bloco conseguiu um espaço no Praia Shopping e no local será montada uma exposição para lembrar a história da agremiação. O espaço estará disponível na próxima semana. João Natal também mencionou a possibilidade de uma prévia do bloco, algo que acontecia em anos anteriores, mas que acabou sendo deixado de lado.

Já As Guerreiras tem garantida uma prévia no dia 22 de fevereiro. Será um aperitivo da festa que os foliões prometem fazer no carnaval, quando será comemorado os 30 anos da agremiação. “O bloco só acontece graças à união da comunidade. Temos nossa paixão pelas Escolas de Samba, mas curtimos também um dia para brincar na rua do bairro”, diz o sambista Debinha Ramos, coordenador d’As Guerreiras.

Debinha também conta que o bloco é aberto a todos, sem corda, e o incentivo é para que as pessoas saiam fantasiadas. Mas também são vendidos abadais para angariar recursos – (ano passado foram vendidas mil camisas). O bloco é puxado por uma orquestra de frevo com mais de 50 músicos. Na concentração o som é comandado pela bateria das escolas de samba do bairro: Balanço do Morro, Malandros do Samba e a caçula  Batuque Ancestral. A prévia, no dia 22, também será comandada pelas baterias das escolas de samba. A festa acontece na rua Pereira Simões, nas Rocas, a partir das 20h, com entrada gratuita.

Crescimento e dificuldades

Na onda de revitalização do carnaval de Natal provida pela Prefeitura alguns blocos já existentes profissionalizaram a produção para pleitear maiores investimentos. É o caso do Suvaco do Careca, que vai para o seu 9º carnaval em Ponta Negra e que a cada ano cresce em organização e em público. O bloco já garantiu patrocínio do Hotel Quality, Hotel Comfort, Plano Urbanismo e D Beach Resort via Lei Djalma Maranhão e converteu o investimento em dois dias de saída no carnaval – sábado (2) e domingo (3) –, além de uma série de prévias (10, 17 e 24 de fevereiro) e ações, como o Concurso de Fantasias do Suvaco.

De fantasia ou camiseta vip, Grandes Carnavais volta a reunir fãs dos antigos blocos de alegoria


De fantasia ou camiseta vip, Grandes Carnavais volta a reunir fãs dos antigos blocos de alegoria

Aproveitando a mesma onda de revitalização, diversos produtores culturais da cidade chegaram junto com projetos de novos blocos. Assim surgiu o Submarino Amarelo, uma das novidades do carnaval de Petrópolis no passado, mas que  em 2019 ainda não tem sua saída confirmada por falta de patrocínio. Quem está à frente do bloco que só toca Beatles é o produtor Marcos Sá. Ele diz que aprovou o bloco na Lei Djalma Maranhão, mas que até agora não conseguiu captar. Para este ano ele previa confeccionar os quatro bonecos gigantes dos Beatles para levar para às ruas, somando-se à alegoria de 10 metros do Submarino Amarelo. Marcos conta que mesmo não conseguindo patrocínio, o bloco estará no Carnaval, não na rua, mas com a banda se apresentando no palco de Petrópolis.

Quem já garantiu sua saída no carnaval foram os blocos “Banda da Praia” e o “Se Brincar Eu Pego”, ambos de Ponta Negra. O primeiro sairá no sábado (2), com percurso na areia da praia, sem cordas, ao som da orquestra Frevo do Xico, Pedro Luccas e Orquestra Maria Fumaça. Já o “Se Brincar Eu Pego” percorre as ruas do bairro puxado por bandinha de frevo. O diferencial desse bloco é que para quem adquiriu a camiseta todo o trajeto será abastecido com bebidas.

Para crianças e adultos
A segunda-feira de momo em Petrópolis terá programação voltada para os baixinhos e os grandões. Trata-se do Petrópolis Folia, promovido pela Beju Produções com apoio da Prefeitura de Natal. A festa começa com o bailinho infantil Petipá, na Praça das Flores, ao som da Fobica Kids e das cantoras Vyda e Lara. Depois a programação se volta para os adultos, com o percurso do bloco Vão Me Levando até o largo do Atheneu, puxado pela Orquestra Frevo do Xico. O bloco é uma homenagem ao compositor de músicas de carnaval, Dosinho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas