Blocos tradicionais já tem programação garantida na folia; confira as saídas

Publicação: 2020-01-23 00:00:00
Ramon Ribeiro
Repórter

Os blocos de rua têm a marca da irreverência, do inusitado, do espontâneo, da criatividade e da apropriação dos espaços públicos pelos foliões. Mas essa energia não é construída de uma hora pra outra. Por isso os organizadores dos blocos promovem os famosos ensaios abertos ou festas, espécie de aquecimento para o grande dia.

Créditos: Aldair DantasBanda Independente da Ribeira fará dois ensaios antes do cortejo de abertura do Carnaval de Natal, dia 28 de fevereiroBanda Independente da Ribeira fará dois ensaios antes do cortejo de abertura do Carnaval de Natal, dia 28 de fevereiro
Banda Independente da Ribeira é um dos mais tradicionais blocos de prévia da cidade: sai dia 14

E em se tratando de aquecimento, alguns blocos medalhões de Natal já estão com programação para os próximos dias. É o caso da Banda Independente da Ribeira, que está completando 22 anos, o Carecas, Poetas, Bruxas e Lobisomens, com 16 carnavais nas costas, e as Kengas, que vão celebrar 37 festas consecutivas.

A Banda Independente da Ribeira não sai exatamente no carnaval, mas é um dos mais tradicionais blocos de prévia da cidade. A saída será no dia 14 de fevereiro, com percurso que vai da Cidade Alta até a Ribeira. Antes, estão confirmados três ensaios abertos. O primeiro começa nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, no Bar do Zé Reeira – que está funcionando temporariamente na Rua Princesa Isabel, vizinho ao Correios da Cidade Alta.

Mais dois ensaios estão garantidos, justamente nas duas quintas-feiras seguidas, dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro, no mesmo horário. A participação é gratuita, assim como na saída oficial da Banda.

Também na Cidade Alta, o bloquinho “Nazi Vai À Ribeira” já está confirmado para sair na sexta de carnaval. Sempre é bom lembrar, ainda mais nesses tempos confusos, que o Nazi é uma homenagem ao famoso Seu Nazi, figura histórica do Beco da Lama, criador de um jeito todo especial de preparar a meladinha, bebida típica do Centro Histórico. Dito isso, fica outro aviso: neste sábado (25), a partir das 15h, tem prévia do Nazi Vai À Ribeira no Bar do Pedrinho. Quem vai puxar o som é a banda Poraquê, só com repertório carnavalesco.

Ainda pela Cidade Alta [as coisas lá tão quentes!], no dia 16 de fevereiro, às 12h, no Solar Bela Vista, acontece a tradicional Feijoada das Kengas. No palco, shows de samba, djs e concurso de drag. Na ocasião será anunciada a madrinha do bloco. Este ano as Kengas completam 37 carnavais e a grande homenageada será a saudosa Danuza D'Salles. O desfile oficial está marcado para o dia 23 de fevereiro, domingo, com concentração no Bardallos, cortejo passando pelo Beco da Lama e chegada no palco da Prefeitura – que está em vias de confirmar a grande atração da noite.

Ponta Negra
A cada ano mais forte, o Carnaval de Ponta Negra tem como certa a saída do bloco Carecas, Poetas, Bruxas e Lobisomens. Será, como desde 2005 é, no sábado (22) de carnaval. Mas para já ir preparando os foliões para o grande dia, alguns ensaios estão previstos. 

“A partir da primeira semana de fevereiro, provavelmente no Praia Shopping, deveremos fazer alguns ensaios”, adianta Iracema Araújo, uma das fundadoras do Bloco. Ela conta que este ano conseguiram aprovar o Carecas na Lei de Djalma Maranhão de renúncia fiscal, da Prefeitura, e por isso há uma boa perspectiva para botar o bloco com seu time completo de bonecos gigantes e alegorias. “Pra gente é mais difícil não botar o bloco na rua, do que botar. Porque todo ano a gente se depara com tantas dificuldades, mas nunca desistimos”.

Outro bloco de Ponta Negra é o Bode Expiatório, que vai para o seu quinto ano de festa consecutivo. A saída oficial é sempre na sexta de carnaval. Sendo que neste sábado (25), a partir das 16h, tem ensaio aberto no Ponto 7 (em frente a Cigarreira do Gil), em Capim Macio. Os organizadores informam que quem quiser integrar a bateria do bloco basta levar seu instrumento para o ensaio, pois haverá professores de percussão para orientar os foliões.

Créditos: Alex RegisPoetas, Carecas já garantiu saída e promove prévia e exposição no Praia ShoppingPoetas, Carecas já garantiu saída e promove prévia e exposição no Praia Shopping
Um dos responsáveis pela revitalização do carnaval de Ponta Negra, “Carecas” terá ensaios

Também no bairro, Suvaco do Careca tem motivo a mais para comemorar neste carnaval. Afinal, são 10 anos de folia. E eles estão se preparando para fazer uma festa bonita. O cortejo oficial por Ponta Negra é no domingo (23) de carnaval. Até lá, há a ideia de promover ensaios e uma festa de prévia. Para tanto, é preciso patrocínio. Os organizadores estão correndo atrás.

Petrópolis e Tirol
Pólo dos mais animados no carnaval de Natal, Petrópolis (e Tirol) tem uma série de bloquinhos de prévia marcados para fevereiro. O primeiro é o Segura Que Deu Onda, no dia 8. A concentração começa às 15h na Rua Ângelo Varela, com saída para o Aeroclube. Dentre as atrações tem a Banda Trio Elétrico, formada pela trinca de ex do axé: Ninha (ex Timbalada), Reinaldinho (ex Terra Samba) e Gilmelândia (ex Banda Beijo). Soma-se ao trio, o grupo Patusco, de Olinda. Além do Triozinho Fobica de Jubila e os meninos do Sax in the House.

No sábado seguinte, dia 15, é a vez da saída do Enquanto Campos Corre Sales Só Caminha. Evidentemente o percurso é na avenida Campos Sales, com as atrações Banda Dubê, Pedro Luccas, Gota Elétrica e Orquestra de Frevo. Como a organização mesmo diz, “leve seu cooler e beba o que quiser!”.

No dia 18, uma terça-feira, o bloco Se Parar Eu Caiu vai às ruas pelo bairro de Petrópolis. A concentração será a partir das 17h, no Largo do Atheneu, com apresentação de Leandro Homem e banda. O trio pranchão com o Frevo do Xico levará os foliões até o Clube de Radioamadores, onde acontece os shows de Márcia Freire e Banda Rojão.