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BMW Motorrad: Primeiras impressões da R 1200 GS Premium

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Ao primeiro olhar a BMW R 1200 GS “Premium” pode parecer grande demais, alta demais. Após rodar com a moto, todos esses preceitos vão por água abaixo. Este “Caderno” rodou com a nova geração da moto aventureira, que se encontra à venda no show room da SAEL, concessionária BMW Motorrad em Natal.  Chamada de lendária, a R 1200 GS é o ápice de evolução da linha GS da BMW, que tem 30 anos, e também a moto mais vendida da marca em todo o mundo. Segundo Túlio Lúcio, diretor da concessionária, o modelo anterior da aventureira vendeu cerca de 170.000 unidades em 9 anos de produção, se tornando a top de vendas de seu segmento, o das maxtrail (motos com aptidões on e off-road de alta cilindrada).

No Brasil, desde que foi nacionalizada, com a montagem em Manaus, a F 800 GS se tornou a “best-seller” da fabricante no País.

Para manter o posto de rainha das longas viagens, a R 1200 GS “Premium” foi renovada e muito. Além do visual repaginado, a moto passou por profundas alterações no motor, chassi e eletrônica.

Vale ressaltar, que o segmento das “aventureiras” abriga motos como a BMW R 1200 GS “Premium”, que realmente tem excelente aptidão na terra.

Entre as alterações no visual, está completa alteração do conjunto óptico e das carenagens. Outra mudança importante foi a mudança de posicionamento entre o escapamento e o eixo cardã, que faz a transmissão secundária para a roda traseira. No modelo antigo, o escape ficava do lado esquerdo e agora inverteu com o cardã.

Equipamentos

Para o Brasil, a BMW definiu dois pacotes: Sport (R$ 73.900,00) e “Premium” (R$ 85.900,00), que é a opção top de linha. Ambas trazem manoplas com aquecimento, controle de pressão dos pneus (aferido no painel), protetores de mão, pisca em LED e suporte para malas laterais. Controle de estabilidade, modos de condução e piloto automático também estão presentes nas duas versões. As diferenças, bem interessantes da “Premium”, que se encontra no show room da SAEL, são as suspensões eletrônicas dinâmicas (com ajustamento eletrônico automático), farol de LED, preparação para GPS, computador de bordo com mais opções e as rodas raiadas, que absorvem melhor os impactos.

O primeiro contato deste “Caderno” com a R 1200 GS “Premium” se deu em ambientes controlados, tanto no asfalto quanto na terra.  Levamos o modelo a situações extremas, como freadas bruscas, acelerações fortes e curvas em alta velocidade. a versão avaliada foi a “Premium”.

Antes de acelerar, foi possível ajustar o assento facilmente, que, com as modulações, varia a altura em relação ao solo de 850 mm a 870 mm. Basta retirá-lo, com a ajuda da chave de ignição, e mexer nas regulagens. Para os baixinhos, a BMW oferece bancos mais baixos de 820 mm (acessório) e 790 mm (kit opcional de fábrica que precisa ser solicitado por encomenda). Depois que nos acomodamos na BMW R 1200 GS “Premium”, ficou nítido que ela é muito confortável. O guidão permite ao piloto ficar de maneira relaxada e as pernas não ficam muito flexionadas.

A nova ergonomia deixou o tanque mais fino, melhorando o encaixe das pernas. Outro detalhe interessante do modelo é um novo ajuste do para-brisa feito com o auxílio de uma pequena roldana acima do painel. O dispositivo é muito prático e evita ter de descer da moto para alterar a amplitude da bolha dianteira.

A BMW manteve o motor boxer, de cilindros dispostos de maneira oposta, na moto, maior tradição da marca, que foi totalmente reestilizado. Entre as novidades, está o aumento da refrigeração líquida que passou de 22% para 33%. O restante é feito por ar. Além disso, caixa de câmbio e motor fazem parte de uma mesma carcaça, compactando o conjunto. Somando essas alterações de componentes internos, a potência aumentou, passando de 110 cv para 125 cv, com sutil incremento no torque: de 12,23 kgfm para 12,74 kgfm. Na prática, até o som é diferente. O sistema de escape foi alterado, substituindo os contornos arredondados. Com as novidades, continua com muita força em baixos giros, mas melhorou em altas rotações, especialmente para rodar em velocidades altas. A velocidade máxima da R 1200 GS “Premium” é superior a 200 km/h. No teste, chegamos próximo aos 205 km/h. Com a regulagem da bolha dianteira no modo mais alto, a proteção aerodinâmica é boa e ainda recebe ajuda dos pistões “saltados” para as laterais do motor, que protegem as pernas. Em curvas, a “GS” mostrou estabilidade acima do esperado.

O câmbio de 6 marchas é bem ajustado e, juntamente com o motor, garante força nas retomadas. Para a nova geração, o painel também foi alterado.
Ajustes

Utilizando uma roldana presente no punho esquerdo, é possível uma infinidade de combinações de ajustes de suspensão e modos de pilotagem na BMW R 1200 GS “Premium”. As suspensões possibilitam a escolha entre Soft (macio), Normal e Hard (duro), além de o piloto poder indicar à moto que ela está com ou sem passageiro e bagagem. As alterações fazem com que até a altura da moto seja mudada; é possível sentir o conjunto abaixando e subindo. No asfalto, a melhor escolha foi a Hard, mantendo a firmeza mesmo em altas velocidades. Passando para os modos de condução, eles alteram:  comportamento da entrega de potência, ABS e controle de tração.

Na pista seca, o ideal foi usar o conjunto na opção Dynamic, a mais permissiva para o asfalto. Nela, a moto mostra toda sua força, enquanto ABS e controle de tração não agem tão cedo. Eles atuam mais cedo à medida que se desce para as opções Road e Ram, a mais atuante em pavimentos. Na terra ainda existem as opções Enduro e Enduro Pro.

Em relação ao sistema anti-travamento das rodas nas frenagens, o ABS, ele foi revisado assim como todo sistema de freio. Na pista, ele tem um acionamento e todo o conjunto passa bastante segurança e confiança, mesmo para frenagens bruscas.

Leveza nos saltos

Para quem nunca andou numa R 1200 GS “Premium”, parece inconcebível colocá-la em ordem de marcha para rodar na terra. Mas, acredite, ela foi feita para isso. Não há como questionar sua eficácia no fora de estrada. A nova geração está mais ágil nas trocas de direção, algo também notado no asfalto.

Ao utilizar o estilo de pilotagem “em pé” sobre a moto, como os pilotos fazem nas provas de rali ou motocross, ela proporcionou encaixe ideal e ficou ainda mais fácil de domá-la. Com a força do motor aparecendo a sutis toques no acelerador, a moto  superou obstáculos com facilidade. Bastou um pouco de velocidade para as rodas saírem do chão e o pouso ser garantido, sem problemas.

Para garantir uma pilotagem mais esportiva na terra, usamos o modo Hard das suspensões. Quando optamos por mais conforto, o Normal e o Soft.

 Em relação aos modos de pilotagem, a BMW sugere que a opção Enduro Pro, a mais radical, seja utilizada apenas com pneus de cravo, visto que o controle de tração fica bem mais ameno e o ABS passa a funcionar apenas na roda dianteira.

Na opção Enduro, o acionamento de ambos ocorre bem cedo, limitando o poderio da moto, mas aumentando a segurança. Passando para a Pro, a moto fica mais livre e a roda traseira chega a derrapar bastante nas acelerações até que a injeção seja cortada. O piloto pode desligar tanto o controle de tração quanto o  ABS, deixando a moto funcionar em sua essência.

Com os novos modos Enduro e Enduro Pro, o controle de tração e o ABS podem ser utilizados com satisfação na terra. Eles agem quando a estabilidade da moto está no limite de ser excedida.

Chamou-nos particularmente a atenção, o fantástico funcionamento das suspensões dinâmicas ou semiativas, que se mostraram ainda  mais nítidas na terra. Ao passar com a roda traseira sobre irregularidades, sensores calculam o melhor acerto para os amortecedores dianteiros. Assim, passando por buracos ou similares, a moto “sabe” qual será o grau de impacto.

Pronta para tudo

A BMW R 1200 GS “Premium” entrega o que promete e tem ótimo acabamento. É uma das melhores opções para se “dar a volta ao mundo”. Ela encara terra e asfalto sem dificuldade. Os novos sistemas eletrônicos agregaram muito (a dinâmica da moto está melhor, dando impressão de maior agilidade).

A R 1200 GS “Premium” é uma motocicleta pronta para tudo.

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