sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

BNDES investe R$ 2 milhões em patrocínio da canoagem visando às Olimpíadas

- Publicidade -

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje (21) o patrocínio no valor de R$ 2 milhões à equipe brasileira de canoagem slalom. É a primeira operação do tipo executada pelo banco, que poderá investir mais recursos em modalidades esportivas já no próximo ano, a fim de incentivar a preparação de atletas de alto nível para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio, em 2016.

O anúncio foi feito pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, juntamente com o diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, e do presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini. O objetivo é qualificar 16 atletas, que treinarão na pista do canal de acesso aos peixes da usina hidrelétrica.

“É com muita satisfação que o BNDES concretiza o seu primeiro apoio a uma modalidade esportiva que estava um pouco órfã e na qual vemos um importante potencial do Brasil em obter resultados para honrar nossas cores nas Olimpíadas. Os atletas ficarão durante um ano em treinamento intensivo para se capacitar e elevar o padrão de competitividade para disputar a liderança nesta categoria”, disse Coutinho.

A pista utilizada pelos atletas foi construída para permitir que os peixes subam o rio durante o período da piracema. Segundo o diretor-geral de Itaipu, estudos prévios em outros países mostram que não há incompatibilidade entre a prática esportiva e o fluxo dos peixes, mas ainda assim serão consultados técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O presidente do BNDES disse que provavelmente o banco concederá novos apoios no próximo ano à canoagem, na modalidade de velocidade, que pode ser praticada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, e na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, incluindo atletas da categoria paraolímpica.

Segundo o presidente da CBCa, atualmente existem 3 mil atletas no Brasil dedicados à canoagem, modalidade que pode crescer ainda mais no país, que é rico em rios, reservatórios e lagoas, além de um vasto litoral.

* Fonte: Agência Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas