quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

BNDES terá de reduzir empréstimos

- Publicidade -

Brasília (AE) – Com menos injeção de dinheiro do Tesouro Nacional a partir do ano que vem, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai colocar um pé no freio na concessão de empréstimos. Esse é o centro do plano que está sendo elaborado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do banco, Luciano Coutinho. Eles querem criar condições para reduzir o mais rápido possível os volumes a serem aportados na instituição.

Na prática, isso vai levar a uma diminuição na participação do banco em projetos de investimentos – invertendo, ao menos em parte, o papel desempenhado por ele até agora na estratégia do governo. Em empreendimentos em que o BNDES normalmente participaria financiando 70%, ele passaria a responder por 50%, exemplificou uma fonte.

Portos

Ele ficaria mais focado nas operações de financiamento dos grandes projetos em infraestrutura. O governo prometeu recursos do banco aos concessionários de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

O BNDES vai estudar caso a caso com as empresas como diminuir essa participação no financiamento. Em compensação ao enxugamento das linhas de crédito, o banco vai participar mais ativamente das operações de captação de recursos para financiar os investimentos via debêntures.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas