terça-feira, 7 de maio, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 7 de maio, 2024

Boas-vindas ao Instituto Riachuelo

- Publicidade -

Flávio Rocha
Empresário e Presidente da Riachuelo

Na próxima semana, a Riachuelo dará um importante passo em sua trajetória de 74 anos. Estamos lançando o Instituto Riachuelo, que será responsável por organizar todos os investimentos sociais da empresa. Muito nos orgulha tudo o que construímos até aqui. Desde 1947 – quando nosso fundador, Nevaldo Rocha, deu seus primeiros passos no comércio – trabalhamos arduamente para construir uma empresa sólida, que hoje figura entre os maiores grupos do país. Nesse processo, passamos por incontáveis transformações. Adaptamos nossa indústria para atender exclusivamente o braço de varejo da companhia, que hoje se tornou importantíssima vantagem competitiva. Modernizamos nosso conceito de loja para atender com cada vez mais excelência os desejos dos nossos clientes. Também consolidamos uma robusta operação financeira, totalmente integrada ao restante da cadeia.

Diante de cada sucesso, jamais nos esquecemos das nossas origens. Sempre lembramos com ternura do menino Nevaldo que saiu de Caraúbas aos 12 anos de idade, apenas com o sonho de mudar de vida. Portanto, neste momento, queremos ir além do que já fazemos para retribuir ao estado que tantas bençãos nos proporcionou ao longo das últimas décadas. O Instituto Riachuelo chega para apoiar ainda mais o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Sua missão é clara: transformar vidas por meio da geração de emprego e renda. Embora nasça com abrangência nacional, o Instituto focará inicialmente o Rio Grande do Norte. Não há bem maior que poderíamos fazer pelo estado do que potencializar a geração de emprego e renda, sobretudo no interior. Para alcançar esse objetivo, o Instituto definiu inicialmente quatro frentes de atuação: oficinas de costura, bordado, artesanato e algodão agroecológico.

Provavelmente você, leitor, já deve ter ouvido falar do programa Pró-Sertão, que desde 2012 transforma a realidade do Seridó através da instalação de oficinas de costura. Hoje empregamos diretamente 3.700 pessoas através desse bem-sucedido projeto, em parceria com o Sebrae e Senai. O poder de transformação de cada oficina de costura é surpreendente. Há uma melhora significativa no ambiente econômico do município em que cada uma se instala, e por consequência há um enorme salto na qualidade de vida de seus habitantes. Agora, com o Instituto Riachuelo, iremos fortalecer ainda mais a capacitação e o desenvolvimento dos aguerridos empreendedores do Pró-Sertão, para que consigamos expandir ainda mais esse programa e multiplicar a quantidade de empregos gerados.

O desenvolvimento do bordado e artesanato no Rio Grande do Norte é outra frente de atuação importantíssima do Instituto Riachuelo, que apoiará inicialmente 60 empreendedores no estado. O bordado de Caicó já é conhecido pelos potiguares pela qualidade do seu trabalho. O Instituto agora atuará, em parceria com o Sebrae, prestando consultoria e apoiando a capacitação de cada empreendedor e o desenvolvimento de novos produtos. O mesmo será feito com os artesãos, que farão produtos para serem comercializados no market place da Riachuelo. Daremos acesso ao mercado nacional varejista a esses empreendedores do sertão, potencializando muito o trabalho de cada um deles.

A produção de algodão agroecológico é outra frente que muito nos entusiasma. O Rio Grande do Norte já foi grande produtor de algodão, principalmente na década de 80, mas essa produção foi sendo dizimada com o passar dos anos. Agora, em parceria com a Embrapa, o Instituto Riachuelo lançará um programa de dois anos para capacitar 80 famílias agricultoras na produção de algodão agroecológico. Podemos chegar a produzir até 30 toneladas de algodão por ano, impulsionando a geração de renda no estado e retomando um mercado que já foi próspero.

O Instituto Riachuelo é uma ótima notícia, não só para empresa, por estar totalmente alinhado com os nossos valores e princípios, como para o Rio Grande do Norte, que terá potencialmente milhares de novos empregos gerados através do trabalho que se inicia agora. O que nos trouxe até aqui foi uma história de foco, propósito, dedicação e resiliência. Que o Instituto Riachuelo agregue ainda mais à nossa trajetória, e que possamos em breve sentir orgulho do impacto que causaremos no Rio Grande do Norte e no Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas