quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Bob Dylan absoluto

- Publicidade -
Alex Medeiros 
Alguém já disse que o planeta Terra deveria ter uma megaplaca luminosa com dizeres visíveis no Cosmo informando “aqui é o planeta de Einstein”. Eu discordo peremptoriamente por achar que o anúncio estelar deveria trocar de personagem e ter o nome do compositor americano Bob Dylan no lugar do físico alemão. Não só por achar a arte maior que a ciência, mas também por achar Dylan o maior artista entre todos os artistas na história da humanidade.
Peço vênia aos fãs de Bach, Beethoven, Strauss, Wagner, Beatles, Elvis, Louis Armstrong, Duke Ellington, Billie Holiday, Maria Callas, Schubert, Tchaikovsky, Led Zeppelin, Gershwin, Milles Davis, Ella, Cole Porter, Caruso, Pavarotti, Carlos Gardel, Tom Jobim, Amália, Rolling Stones, Michael Jackson…Para mim, todos inferiores ao velho poeta judeu de Minnesota, que nesta terça-feira completa 81 anos de vida na condição de ícone maior da cultura do século XX.
Em todos os idiomas ele já foi cantado e copiado, e muitas das vezes as versões (ou paródias) dos seus clássicos passam pela história como se fossem obras autorais dos copiadores. Como a canção abaixo que foi reescrita no Brasil por Caetano Veloso para a voz de Gal Costa. O poeta baiano inventou um refrão ideológico com “negro amor” para o original “baby blue” de Dylan.
Tudo acabado, Baby Blue
Você deve ir embora agora, 
pegue o que precisar, 
você acha que vai durar
mas o que quer que você deseja manter, 
é melhor pegar rápido.
Lá está o seu órfão com a arma
chorando como um fogo ao sol
Olhe, os santos estão aparecendo
e está tudo acabado agora, Baby Blue
A autoestrada é para jogadores, 
é melhor ter juízo
Pegue o que você juntou das coincidências
O pintor de mãos vazias das ruas
está fazendo desenhos malucos 
nos seus lençóis
Este céu, também, está se dobrando 
abaixo de você
e está tudo acabado agora, Baby Blue
Todos os seus marinheiros com enjôo
estão indo pra casa
todos os seus exércitos de renas 
estão indo pra casa
O amante que acabou de sair por sua porta
tirou todos os cobertores dele do chão.
O carpete também está 
se movendo debaixo de você
e está tudo acabado agora, Baby Blue
Deixe suas pedras pra trás, alguém o chama
esqueça os mortos que você abandonou
eles não o seguirão
o andarilho que está batendo à sua porta
está nas roupas que um dia você usou
acerte um outro lance, recomece
e está tudo acabado agora, Baby Blue.
Extraterrestres 
Os astrobiólogos Michael Wong e Stuart Bartlett publicaram na revista da Royal Society Open Science uma hipótese para o fato de seres extraterrestres nunca terem visitado a Terra: ou já morreram ou não se interessam por expansão.
Doria 
O ex-governador de SP fez o que todo mundo sabia desde 2019: desistiu por falta de votos. Deixa um estado cheio de misérias, com empresas falidas pelo “fique em casa” que ele promoveu após abrir o carnaval de 2020 para a Covid.
Teto 
As três últimas pesquisas publicadas em Natal trazem um mesmo dado que deve preocupar a governadora Fátima Bezerra: a petista não consegue atingir o teto de Lula, que é sempre acima de 35%. E Fábio Dantas segue avançando.
Educação 
Para uma governadora que construiu sua carreira política explorando a imagem de professora e sindicalista da educação, a realidade atual do sistema educacional potiguar é uma mácula gravíssima para a sua trajetória pessoal.
Limítrofes 
O prefeito de São Gonçalo, Eraldo Paiva (PT), quer se reunir com o colega de Natal, Álvaro Dias (PSDB), para discutir assuntos comuns nos limites das duas cidades. Há décadas, a tal “região metropolitana” nunca serviu para nada.
Pensões 
A sindicalista e candidata a deputada federal Janeayre Souto (PSB) abriu mais uma trincheira para bombardear o governo da ex-companheira Fátima Bezerra, que ela acusa de descaso com os pensionistas, sem um reajuste de 29,65%.
Policiais 
A bela crônica de Rubinho Lemos publicada em tributo aos policiais assassinados no Ceará repercutiu geral, inclusive em território cearense sendo citada pelos apresentadores da emissora Rádio Assunção, na capital Fortaleza.
Agressões 
Depois que torcedores do Corinthians gritaram palavras homofóbicas contra jogadores do São Paulo no domingo, torcedores do tricolor picharam muros com desenhos de macacos vestidos com a camisa ou o boné do Timão.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas