sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Boeing da China Airlines explode em aeroporto

- Publicidade -

SUSTO - Boeing 737 da China Airlines, com 165 pessoas a bordo, pega fogo pouco depois de aterrissar em aeroporto

Tóquio – Um Boeing 737 da China Airlines, estatal aérea de Taiwan,  explodiu ontem pouco depois de aterrissar em um aeroporto da ilha japonesa de Okinawa. Todos os 165 ocupantes da aeronave, procedente de Taiwan,  escaparam com vida, afirmaram as autoridades. A polícia local não suspeita de  ação terrorista. Os 157 passageiros deixaram o avião pelo escorregador de emergência inflável  minutos antes da explosão. Havia duas crianças de colo entre os passageiros.  Sete tripulantes saíram por uma porta traseira e o piloto pulou pela janela  da cabine de comando segundos antes da explosão.

Segundo o porta-voz da China Airlines, Sun Hung-wen, a aeronave derrapou na  pista no caminho para o portão de desembarque, logo depois de pousar, e um incêndio  começou. “O fogo começou quando a turbina principal sob a asa esquerda explodiu um minuto  depois de entrar no caminho para o portão de desembarque”, disse um oficial  do Ministério dos Transportes do Japão, Akihiro Tamura. Segundo ele, os controladores de vôo não receberam nenhuma informação do piloto  quanto a eventuais problemas com a aeronave. A emissora pública de televisão NHK exibiu imagens nas quais o avião é consumido  por um incêndio segundos depois de os últimos tripulantes terem deixado o aparelho.  Não houve vítimas. “Havia fogo quando o avião pousou. Então ouvi algumas explosões e vi uma fumaça  escura.

Sentimos o calor”, disse Hideaki Oyadomari, que trabalha no aeroporto,  em entrevista à NHK. Hiroki Shimabukuro, um bombeiro de Okinawa, disse que, apesar de ninguém ter  ficado ferido, uma menina de sete anos e um homem na casa dos 50 foram internados  porque não se sentiam bem. O impacto expansivo da explosão derrubou um engenheiro na pista, mas ele também  não se feriu. O fogo foi extinto cerca de uma hora depois. Restou somente a  fuselagem carbonizada da aeronave. Diversos passageiros ouvidos pela NHK relataram que o pouso transcorreu em aparente  normalidade até que, quando todos esperavam para sair, foram orientados a descer  pelo escorregador inflável. Alguns contaram que houve corre-corre e empurra-empurra para sair do avião depois  que os passageiros viram que havia fumaça entrando na cabine. A causa do incêndio, que teria começado em uma das turbinas, ainda é desconhecida.  A Polícia Nacional japonesa descartou a hipótese de terrorismo. Uma comissão  de investigadores chegou hoje a Okinawa para apurar as circunstâncias do incidente. Em Taiwan, a agência local de aviação civil determinou que a China Airlines  e sua subsidiária Mandarin Airlines mantenham em solo seus 13 Boeings 737-800  até que as aeronaves sejam devidamente inspecionadas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas