sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Boletim das arboviroses aponta crescimento de 1.551% nos casos de dengue no RN

- Publicidade -
Até o dia 14 de maio, o Rio Grande do Norte registrou 14.860 casos prováveis de dengue, 4.563 casos prováveis de chikungunya e 1.008 casos prováveis de infecção pelo zika vírus. Em comparação com o ano passado, a dengue cresceu 1.551%, a chikungunya, 162%, e o zika, 1.226%. Os dados constam no Boletim Epidemiológico das Arboviroses, divulgado nesta-terça-feira (24) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). 
Documento apresenta dos dados da dengue, zika e chikungunya no estado
#SAIBAMAIS#
A comparação com o ano anterior demonstra o crescimento do número de casos. Em 2021, considerando o mesmo período, o estado registrou pouco mais de 900 casos de dengue, 1.738 casos prováveis de chikungunya e 76 casos de zika. 
Com a explosão de casos, a dengue foi a segunda doença que mais gerou solicitações de leitos no Estado, entre os dias 1º e 23 de maio, sendo a segunda maior causa de solicitações de leitos. Em Natal, os atendimentos de pessoas acometidas com a doença têm lotado Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s).
Com objetivo de facilitar ações conjuntas de prevenção e o acesso a insumos, o Governo do Estado emitiu um decreto, no último dia 20, no qual oficializa a situação de emergência em razão da epidemia de dengue. A medida foi discutida com gestores municipais e representantes do Ministério Público como uma forma de viabilizar importantes medidas de combate à doença no estado. Uma delas será a criação de um comitê para orientação aos municípios sobre a adoção do plano de contingenciamento elaborado pela Sesap. 
A Sesap reforça a necessidade de ampliação dos cuidados com a proliferação do Aedes aegypti, como manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito, limpar vasilhas e reservatórios de água de seus animais, não colocar lixo em terrenos baldios, manter caixas d’água sempre tampadas e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada. Além dos cuidados, é importante receber a visita do agente de endemias e esclarecer possíveis dúvidas.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas