sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Bolsa fecha semana com novo recorde

- Publicidade -

O otimismo com o andamento da reforma da Previdência se sobrepôs ao ambiente externo negativo e garantiu mais um dia de ganhos do Ibovespa. Afora uma pequena realização de lucros pela manhã, quando acompanhou as bolsas americanas, o Ibovespa passou o restante do dia em terreno positivo e encerrou os negócios em alta de 0,44%, aos 104.089,47 pontos, registrando novo recorde. Depois de subir 4,06% no mês passado, o principal índice da B3 acumulou alta de 3,09% nos cinco primeiros pregões de julho.

Fortalecimento da moeda norte-americana no exterior é reflexo da prudência dos investidores às vésperas do feriado em São Paulo


Fortalecimento da moeda norte-americana no exterior é reflexo da
prudência dos investidores às vésperas do feriado em São Paulo

Declarações do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta sexta-feira reforçaram a crença dos investidores de que é possível aprovar a reforma da Previdência no plenário da Câmara antes do recesso parlamentar, em 18 de julho. Em entrevista a um programa de rádio, Maia disse que vai começar a trabalhar pela apreciação do texto em plenário a partir de amanhã. Segundo ele, para que não haja risco de derrota, é preciso ter um quórum de 495 a 500 deputados na sessão de votação.

Em uma contagem prévia, Maia espera um placar de mais de 340 votos favoráveis à reforma, o que traz uma margem de segurança para a votação, já que são necessários 308 votos para aprovar uma emenda constitucional. Maia alertou, porém, que o abrandamento da regra de aposentadoria para policiais que servem à União é um dos que tem o maior risco de gerar polêmicas na votação da reforma da Previdência no plenário da Casa, e, inclusive, de causar mais desidratações à proposta.

A analista-chefe da Coinvalores, Sandra Peres, observa que, na ausência de indicadores domésticos, o Ibovespa foi sustentado nesta sexta-feira pela expectativa de sucesso da reforma da Previdência. Ela lembra que comentários de Paulo Guedes na quinta-feira, 4, dando conta de que haverá uma série de medidas para reanimar a economia após a aprovação da reforma animaram os investidores. “A ideia de avanço das reformas, estímulos e privatização abriria espaço para retomada da economia”, diz Sandra, ressaltando que ainda há possibilidade de redução da taxa Selic, o que reforça o apelo da renda variável.

No exterior, os principais índices acionários recuaram em meio à redução das apostas em corte mais agudo de juros nos Estados Unidos, após o relatório de emprego mostrar geração de 224 mil vagas em junho, bem superior ao previsto (160 mil). Para a estrategista-chefe da Coinvalores, mesmo que o Federal Reserve seja menos incisivo, a manutenção da perspectiva de corte de juros nos EUA também é um ponto positivo para o mercado local, já que aumenta a atratividade dos emergentes. “Houve uma realização pontual da bolsa pela manhã, com o payroll forte, mas o otimismo prevaleceu”, diz Sandra. “Por enquanto, a alta do Ibovespa é sustentada pelo investidor local. Mas com a aprovação da Previdência, podemos ver entrada de recursos externos.”

Dólar
O dólar voltou a operar nesta sexta acima do nível de R$ 3,80, acompanhando o fortalecimento da moeda americana no exterior e a prudência dos investidores antes do feriado prolongado em São Paulo, que optaram por buscar proteção na moeda americana. A divisa subiu 0,49% nesta sexta-feira, mas acumulou queda de 0,58% na semana, encerrando o dia em R$ 3,8181.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas